julho 2014 Posts no Blog (8)

Encare o problema de forma otimista

Uma empresa desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Enviou dois de seus vendedores a pontos diferentes daquele país, para que levantassem o potencial do mercado. O primeiro vendedor enviou o seguinte fax para a diretoria da empresa: “Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos”.

Sem ter conhecimento desse fax, o segundo vendedor enviou o seu: “Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para a Índia.…

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Adicionado por Alexandre Rangel em 31 julho 2014 às 15:54 — Sem comentários

O bom gerente sabe ouvir

Por falta de tempo e excesso de atividades, observamos certos gerentes que não ouvem ninguém. Seus subordinados falam, enquanto eles digitam no computador. Seus pares conversam, enquanto eles respondem a mensagens no celular. Até mesmo seus chefes, os diretores, têm de se sujeitar a interromper o que falam, pois esses gerentes estão mais preocupados em fazer anotações do que em…

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Adicionado por Silvio Celestino em 29 julho 2014 às 15:28 — Sem comentários

O gerente precisa dar feedbacks verdadeiros

Um grande problema acontece quando o gerente não dá um feedback verdadeiro a seus funcionários. Assim como aconteceu na copa do mundo, isso dá aos profissionais a falsa ideia de que são melhores do que seus pares e concorrentes. Entretanto, quando a disputa acontece, a realidade se impõe e a derrota gera muita frustração e desilusões.

Certa…

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Adicionado por Silvio Celestino em 28 julho 2014 às 12:31 — Sem comentários

Aproveite ao máximo o potencial dos funcionários

Na Índia, um carregador de água levava dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara, a qual ele carregava por trás do pescoço.

Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre…

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Adicionado por Alexandre Rangel em 24 julho 2014 às 16:39 — Sem comentários

Não jogue a culpa nos outros



Uma empresa estava dando prejuízo e os funcionários sentiam-se extremamente desmotivados. Era preciso fazer algo para reverter o caos. Ninguém, porém, queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectiva de progresso na empresa.

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz no qual estava escrito: “Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Você…

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Adicionado por Alexandre Rangel em 17 julho 2014 às 14:34 — Sem comentários

7x1 não acontece por acaso

Assim que a fatídica partida entre Brasil e Alemanha terminou, recebi a mensagem da diretora de um grande grupo de comunicação que dizia que já passara por algo similar em sua empresa: ver um erro abalar seus profissionais a ponto deles passarem a fazer tudo errado, gerar uma crise e levar um projeto à falência.

Ela tem razão, isso acontece no futebol e também nas…

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Adicionado por Silvio Celestino em 14 julho 2014 às 13:00 — Sem comentários

O exemplo vem de cima

Conta uma história que três sapos estavam em uma lagoa quando ela começou a ferver. Um dos sapos resolveu sair da lagoa. Teoricamente, apenas dois sapos teriam morrido, mas não foi o que aconteceu. Os três morreram escaldados, pois o que resolveu sair apenas “resolveu” sair. Em vez de agir, permaneceu ali parado na lagoa.

Só resolver não adianta. Toda resolução exige uma ação para se tornar efetiva.

O primeiro passo para se iniciar um processo de mudança é o comprometimento do…

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Adicionado por Alexandre Rangel em 10 julho 2014 às 14:57 — Sem comentários

Não limite o crescimento de seus funcionários

Um casal levou o filho de quatro anos ao médico porque o menino ainda quase não falava, embora entendesse tudo que diziam. Os pais pensavam que a criança tivesse algum problema.

Depois de uma série de testes e exames, o médico concluiu que o menino tinha uma inteligência acima da média. Durante os testes, o médico observou que toda vez que fazia uma pergunta à criança um dos pais imediatamente respondia por ela. O médico aconselhou os dois a não falarem com a criança, e nem por ela,…

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Adicionado por Alexandre Rangel em 3 julho 2014 às 14:35 — Sem comentários

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