Elon Musk alertou que está com um péssimo pressentimento para os próximos meses na economia. Além de pedir para os profissionais de escritório retornarem imediatamente a seus postos, também…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 8 junho 2022 às 15:51 — Sem comentários
Percebo claramente, em processos de coaching, que a maioria dos executivos imagina que tudo que precisa fazer para ter sucesso é trabalhar muito, voltar para casa, cuidar da família e dos amigos. Mas, ao olhar em volta vemos o resultado de se pensar deste modo.
Há cerca de um ano eu peguei um Uber em Miami e percebi que o motorista não falava inglês. Felizmente, minha esposa fala muito bem espanhol e juntos descobrimos que…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 24 janeiro 2020 às 12:22 — Sem comentários
O extremo cuidado com as implicações de suas escolhas.
Uma executiva me procurou certa vez porque, no passado, desejara muito ser CEO, e havia conseguido! Entretanto, depois de três anos, descobriu que não desejava mais esse cargo para si.
Não havia nada de errado na empresa, ou em sua atuação. Apenas que a companhia, uma multinacional do setor de serviços, tinha um conjunto de regras de compliance que engessavam sua atuação, e, por mais que…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 8 março 2018 às 10:00 — Sem comentários
Sua carreira se desenvolve em uma empresa, que atua em um mercado, dentro de um país, que está no mundo. Portanto, para saber quais são as tendências de sua profissão, você deve procurar aumentar seu horizonte de consciência do que está acontecendo em cada uma dessas esferas de maneira a ter capacidade de agir antes que algum problema o atinja, ou para aproveitar uma oportunidade que começa a surgir.
Nesse sentido, o profissional brasileiro está diante de um cenário paradoxal…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 20 fevereiro 2018 às 15:26 — Sem comentários
A principal recomendação para qualquer profissional em 2018 é: seja rápido.
As maiores oportunidades de prosperidade e sucesso de carreira ocorrem nas chamadas novas fronteiras, isto é, nos mercados que nunca existiram antes e surgem principalmente em decorrência de uma nova onda tecnológica. A dificuldade de reconhecê-las é enorme, pois o sucesso de algo novo não é visível para a maioria e representa riscos elevados para os iniciantes: assim, as décadas de 1920 e 30 foram…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 29 dezembro 2017 às 15:00 — Sem comentários
Um dos maiores problemas para manter a agenda em ordem é a quantidade de reuniões que têm horário para começar, mas não acabam nunca. Isso é motivo de muita perda de energia, estresse e sensação de impotência diante do acúmulo de problemas. Principalmente quando o responsável pelo prolongamento da reunião é o chefe.
Eu já participei de reuniões nas quais as pessoas davam voltas para esclarecer o que estava ocorrendo. Não eram claras sobre o que precisavam. Pior, em alguns casos,…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 28 novembro 2017 às 15:01 — Sem comentários
A crise brasileira está em pleno curso, e há muita tensão em países importantes, como Arábia Saudita, Irã e Venezuela, que pode trazer um agravante internacional para nossa abalada economia. Ainda temos 13 milhões de desempregados, e, infelizmente, a melhora ainda não atinge todos os setores. Também há fortes variações na recuperação em um mesmo setor econômico.
Em um cenário como esse, manter-se motivado e motivar os demais é um trabalho dificílimo para qualquer líder…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 10 novembro 2017 às 9:50 — Sem comentários
Já vi indivíduos traumatizados por conta de um feedback. No caso mais grave, conheci uma pessoa que teve uma hemorragia provocada pelo estresse de um feedback feito de maneira torturante: ela tinha de ficar de frente para uma parede e de costas para seu chefe e colegas de trabalho que lhe dariam os “feedbacks”, e ela só podia ouvir. Não sei quem foi o idealizador dessa prática infeliz, mas, para minha surpresa, foi aplicada até mesmo em empresas juniores no Brasil.
Um…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 23 outubro 2017 às 17:17 — Sem comentários
A dificuldade em delegar ocorre frequentemente no indivíduo que foi alçado há pouco a um cargo gerencial. Embora eu já tenha visto esse problema em diretores e até presidentes de empresas. Sempre que um líder não delega acaba por sobrecarregar-se, o que é motivo de muito estresse e cansaço para si mesmo.
A equipe sob uma liderança centralizadora sente-se inferiorizada, sem poder e, com o passar do tempo, desmotivada.
A causa disso é que delegar requer…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 9 outubro 2017 às 13:15 — Sem comentários
Seria uma falta de sinceridade minha não iniciar este texto com uma confissão: eu odeio follow-up! Não gosto de fazê-lo e muito menos que façam sobre meu trabalho. Entretanto, são notórios os problemas, as falhas e os erros que ocorrem quando o follow-up não é realizado. E, portanto, apesar de meu sentimento a respeito dessa competência de liderança, a exerço e permito que outros a exerçam sobre meu trabalho, sem reclamar.
Grande parte dos problemas que as pessoas, as…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 20 setembro 2017 às 15:24 — Sem comentários
Um grande problema que observo nos executivos é a ausência de um plano de vida que oriente seu plano de carreira. Quando isso ocorre, há um hiato entre o que ele atingirá profissionalmente e a vida que realizará. Esse hiato pode ser intransponível se ele deixar para preenchê-lo ao fim de sua carreira profissional. Essa possibilidade por si só deveria ser motivo de angústia, incerteza e preocupação, entretanto, a maioria dos indivíduos a ignora.
A causa disso é que existem…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 28 agosto 2017 às 16:48 — Sem comentários
Já imaginava que James Damore, o engenheiro de software do Google seria localizado e demitido. Afinal, suas ideias, expressas em um memorando interno à empresa e divulgado pelo site Gizmodo, são diversas daquelas apregoadas pela política de diversidade da empresa. (*)
Não são apenas os donos da Alphabet – holding da qual o Google faz parte – mas, majoritariamente, os proprietários de grandes grupos têm as mesmas preferências que eles. E as pessoas sentem verdadeiro pavor de…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 9 agosto 2017 às 12:45 — Sem comentários
Um grande problema ocorre quando o gerente está mais preocupado em agir do que em compreender a verdade da situação na qual se encontra. Essa proatividade sem consciência é causa de muitos erros, estresse e frustração – e, nos piores casos, pode acarretar dano à própria carreira, demissões desnecessárias e prejuízos para a empresa.
A causa disso é que vivemos um momento crítico, em que a ação veloz é solicitada a todo o momento para sanar problemas imediatos, como, por…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 28 julho 2017 às 17:51 — Sem comentários
A primeira competência a ser desenvolvida por alguém que decide se transformar em líder é a coragem. Sem ela, nenhuma outra é necessária ou será suficiente.
Rogério Ceni foi um dos maiores atletas de seu tempo e deixou sua marca na história como o maior goleiro-artilheiro de todos os tempos. Foi um ato de coragem escolher um grande time como o São Paulo para iniciar sua carreira de treinador.
Entretanto, ao ser promovido para o cargo, não conseguiu obter os…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 14 julho 2017 às 17:37 — Sem comentários
Uma pesquisa da Korn Ferry mostrou que “apenas 23% das empresas estão confiantes de que seus executivos possuem capacidade de liderança para executar suas estratégias. E somente 18% das companhias confiam em que sua equipe de comando demonstra ter as atitudes necessárias para cumprir, com êxito, as prioridades estratégicas de cada negócio”. (*)
Sem dúvida isso é razão de elevada incerteza, provável declínio da companhia e prejuízos.
Entre as muitas causas…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 28 junho 2017 às 12:24 — Sem comentários
No 20.º Congresso Mega Brasil de Comunicação, ocorrido em maio, em São Paulo, um dos conferencistas falava sobre os benefícios de ele possuir um chip em seu punho esquerdo. Citou como exemplo a possibilidade de, no futuro, ser capaz de saber sobre sua saúde, de momento em momento, evitar e curar doenças precocemente. Mencionava também que uma mulher grávida poderia, com o auxílio desse dispositivo, acompanhar a gestação e prevenir problemas.
No decorrer do dia falou-se muito…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 14 junho 2017 às 15:20 — Sem comentários
Quando uma organização não tem um plano para formação continuada de líderes está fadada ao fracasso. Independentemente de seu porte, as empresas sofrem quando perdem gestores e não dispõem de novos para colocar no lugar. Sem uma cabeça com a mesma capacidade da anterior, decisões erradas são tomadas e, nos piores casos, acarretam o declínio e a morte da companhia.
A causa disso é a empresa ter líderes com foco excessivo nas operações de curto e médio prazo. Concomitantemente…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 1 junho 2017 às 11:24 — Sem comentários
Cada fato do quotidiano onde há um líder envolvido pode revelar, se olhado com a devida atenção, um conhecimento relevante para quem gerencia pessoas.
Por mais ignóbil que seja o depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro, o instante que destaco é quando, ao ser indagado se considerava responsável pelos atos criminosos de seus subordinados ele respondeu: “Eu não me considero responsável pelos atos das pessoas que eu escolhi”.
Se isso acontecesse dentro de uma…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 15 maio 2017 às 12:58 — Sem comentários
Alguns CEOs ainda imaginam que a experiência do consumidor é uma instalação feita em um shopping center para que potenciais clientes experimentem os produtos e serviços da empresa. Na verdade, a cada instante, por meio de cada transação, a experiência que é provocada no cliente, direta e indiretamente, ou cria valor para a companhia ou destrói. Seus funcionários são os principais responsáveis por ela.
O exemplo recente da United Airlines mostra que a má experiência pode…
ContinuarAdicionado por Silvio Celestino em 26 abril 2017 às 12:19 — Sem comentários
Quando Tite assumiu a seleção brasileira, em sua humildade característica disse que, apesar das vitórias iniciais, todos deveriam se preparar para as derrotas, pois não seria possível ganhar todas as partidas. Após oitos jogos e a classificação para a Copa de 2018, felizmente continuamos somente na fase de preparação para a adversidade.
Afinal, o que mudou na seleção com a chegada de Tite?
Em primeiro lugar, o foco no resultado. Se é verdade que não é possível ganhar todas,…
Adicionado por Silvio Celestino em 6 abril 2017 às 15:39 — Sem comentários
2022
2020
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2010
Bem-vindo a
Alliance Coaching
© 2023 Criado por Silvio Celestino.
Ativado por