Um quebrador de pedras estava muito insatisfeito consigo mesmo e com sua posição na vida. Um dia, passando em frente à casa de um rico comerciante, pensou com inveja: “Como esse homem deve ser rico e poderoso...”. Para sua surpresa, tempos depois, ele mesmo se transformou num homem rico e poderoso, embora fosse invejado e detestado por todos aqueles menos poderosos e ricos do que ele.

Um dia, olhou para o sol e pensou: “Como o sol é poderoso! Gostaria de ser o sol!”. Então ele se tornou o sol, lançando seus raios sobre a terra, sobre tudo e sobre todos. Depois, começou a invejar o vento: “Como o vento é poderoso!”, pensou. “Gostaria de ser o vento!” Então ele se tornou um furacão, soprando as telhas dos telhados das casas.

Em determinado momento, porém, encontrou algo que ele não foi capaz de mover nem um milímetro, não importasse o quanto ele soprasse e lançasse rajadas de ar. Ele viu que o objeto era uma grande e alta rocha. “Como a rocha é poderosa!”, pensou. “Gostaria de ser uma rocha!” Então ele se tornou uma rocha, mais poderosa do que qualquer outra coisa na terra, eterna e irremovível.

Mas enquanto ele estava lá, orgulhoso de sua força, ouviu o som de um martelo que batia sobre uma superfície dura, e percebeu que estava sendo despedaçado. “O que poderia ser mais poderoso do que uma rocha?!”, indagou, surpreso. Então, ao olhar para baixo, viu a figura de um humilde quebrador de pedras.

Uma das causas mais freqüentes da infelicidade no trabalho é a inveja, o inconformismo de não ser o que os outros são na estrutura da empresa. Lembre-se: cada um tem seu próprio tamanho, o que não significa ser mais ou menos importante.

*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 285

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2019   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço