Assim como eleitores têm uma inesgotável capacidade de eleger governantes ineptos, nas empresas, observo alguns diretores e empresários escolherem, com preocupante frequência, embromadores para cargos importantes. Além de comprometerem sua imagem e o resultado, causam enorme frustração aos demais líderes da companhia.

A tecnologia não tornou as pessoas mais honestas ou competentes, mas jogou luz para que todos vejam quem é quem. Os enganadores podem até se proteger sob o manto daqueles que os escolheram, mas não podem disfarçar indefinidamente sua incompetência e má intenção. Pois, os fatos e os números que produzem são cada vez mais registrados e passíveis de serem avaliados.

Esse problema não ocorreria se quem manda na empresa fosse mais humilde e utilizasse critérios objetivos para selecionar, desenvolver e avaliar seus comandados.

O ego de presidentes e empresários ainda representa um grande obstáculo para que façam melhores escolhas. Afinal, embromadores são bons na arte de falar aquilo que eles desejam ouvir. Planos com metas absurdas e não factíveis apresentados de maneira convincente e com otimismo exagerado. Alguns são mestres na arte de se vestirem e terem um visual exótico, o que lhes dá um ar de alguém que pensa fora da caixa e é mais ousado que os demais.

Todos esses embustes não enganariam a ninguém se os líderes tivessem maior preocupação em avaliar racionalmente e com serenidade o histórico dessas pessoas. Conversar com aqueles que já trabalharam com elas no passado e, principalmente, ter rigor na avaliação dos números que apresentam ao longo do tempo. Embromadores são bons na entrega de explicações e no remanejamento de planos, principalmente para esconder seus maus resultados e se apropriarem daqueles obtidos por outras pessoas. Um líder justo jamais permitiria a alteração das regras de avaliação no meio do caminho.

Não basta ser competente, o indivíduo tem de parecer competente e, portanto, apresentação é importante. Mas se o conteúdo não for bom, devemos avaliar na maior velocidade possível e tomar as medidas de correção necessárias. 

É imprescindível que as empresas sejam comandadas por diretores que valorizem a competência e não somente a embalagem dos trabalhos de seus liderados. Afinal, o mundo seria muito melhor se fosse livre de embromadores.

Vamos em frente!

 

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 166

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço