Pessoas acreditam que a vida tem de acontecer sem problemas. Se as contas fossem mais fáceis de pagar, se os relacionamentos fossem serenos todo o tempo e se houvesse governos sem corrupção, a vida seria muito mais fácil. Todos esses problemas são exasperantes ao longo do tempo, geram desgastes e muito estresse pela impossibilidade de resolvê-los definitivamente.

Entretanto, a crença de que a vida deveria ser sem problemas adiciona um componente terrível para os indivíduos: que sua vida não deveria ser como é, e que são fracassados por não conseguir resolvê-los. 

Acontece que existe somente um lugar onde você encontrará pessoas sem problemas: o cemitério. Todas as demais têm de lidar com eles. 

Entretanto, para enfrenta-los você precisará de muita energia, ou corre o risco de sofrer um esgotamento mental, físico ou emocional. Para que essa energia ocorra você deve dar um sentido a suas adversidades. A capacidade humana de resolve-las depende disso. Portanto, o motivo pelo qual você deseja resolver o problema é tão ou mais importante do que o problema em si.

Ao longo do tempo, é o significado que você forja para suas adversidades que constrói sua identidade. Por essa razão, já que a vida tem problemas, escolha os maiores para resolver. Albert Einstein, Charles Darwin, Gandhi, Martin Luther king e Mandela, são exemplos de pessoas que resolveram problemas gigantes que lhes deram uma identidade única e eterna.

Na esfera profissional, você terá de conviver com situações como a falta de uma remuneração adequada às suas necessidades, chefes problemáticos, pessoas que desejam prejudica-lo, crises na empresa, no mercado e na economia. Isso sem falar no difícil equilíbrio da vida profissional com a pessoal. Mas, você somente terá energia para enfrentar tudo isso se forjar um significado à sua carreira e, em última análise, à sua vida.

É esse significado que irá auxiliá-lo a construir sua identidade perante o mundo.

Espero que escolha bem, pois o mundo precisa de indivíduos que, mais que desejarem apenas resolver seus problemas, sejam capazes de contribuir para que outros façam o mesmo.

Vamos em frente!

 

P.S. Texto inspirado pela palestra de Andrew Solomon no TED. A palestra está neste link: Andrew

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 253

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço