Como um programa de Qualidade Total muda o comportamento das pessoas

Certa vez um funcionário escreveu a seguinte carta para o diretor da empresa:

“Sr. Paulo, tenho acompanhado com interesse a implantação do novo sistema da qualidade, porém noto que ninguém faz nada para pôr em prática o que se fala nas reuniões. Aqui dentro existem pessoas (inclusive eu) que por ciúme bobo, ou mesmo por incapacidade, não podem ver ninguém tentando implantar algo novo que logo torcem para que dê errado e vibram quando isso acontece. Nesse período, tenho observado muitas coisas, principalmente as pessoas. Tem muita gente com boas intenções aqui, porém tem pessoas que sentem prazer quando vêem o erro dos outros e que saem tentando crucificar a pessoa que errou. Eu acho bonito e corajoso alguém tentar implantar algo novo, mesmo que no começo haja falhas e erros, mas é preciso tentar. E é apoiando e ajudando aqueles que tentam que nós chegaremos a uma qualidade, senão total, pelo menos muito melhor! Eu vou mudar e fazer a qualidade acontecer no meu setor”.

Achei muito interessante essa carta. Revelações espontâneas como essa deixam claro que, por mais que o empresário se empenhe em fazer o melhor, sempre haverá pessoas que torcerão contra. Mostra também, claramente, como um programa de Qualidade Total pode mudar o comportamento das pessoas.

*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 199

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2022   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço