Dois fatores de sucesso para a carreira em 2015

A aproximação de um novo ano com perspectivas de uma economia em contração é motivo de atenção com as ações que envolvem a carreira. É importante ser otimista, desde que esse otimismo não o faça tomar decisões tolas em termos profissionais e econômicos. Afinal, você não dirige um carro aprendendo a usar somente o acelerador. 

Precisamos conversar, principalmente, com aqueles que estão em início de carreira. Eles podem tomar decisões impensadas que afetam negativamente sua vida no longo prazo, e somente perceberão isso após os 40. Os momentos de crise são os mais propícios para essas escolhas infelizes.

Duas causas são preocupantes: aquilo que não vemos e o que não compreendemos.

A solução passa, portanto, pela atenção aos acontecimentos em áreas diferentes da que atuamos e o aprendizado constante, não importa nossa experiência e conhecimento.

Se você trabalha em um departamento que exige um tempo enorme de dedicação a matérias muito específicas, isso pode fazê-lo não enxergar o que vai pelo mundo, como isso afeta seu mercado, sua empresa e, consequentemente, sua carreira. 

É por essa razão que, para a maioria, uma crise econômica ocorre de repente. Os sinais de que ela está em formação existem, mas, a pessoa não os lê e, portanto, não se prepara para enfrentá-la. É o mesmo que dirigir o carro, mas nunca observar o indicador de combustível. 

Se o indivíduo tiver o cuidado de ler as notícias, o que elas dizem e, principalmente, as entrelinhas, terá uma fonte importante de sinais sobre o futuro. Mas, você precisa de tempo para compreendê-las. Portanto, escolha bem suas fontes de informações, mas, acima de tudo, quem as esclarece para você.

Cuidado também para não ler somente as informações que gosta e ignorar aquilo que você odeia. Futebol pode ser envolvente, mas são as leis que definem o futuro do mundo, do país e, portanto, das pessoas. Por mais indigesto que seja, sua carreira depende do que está escrito nas páginas sobre a política, leia-as. E, cuidado para não acompanhar somente as leis de seu país, mas, também, as que ocorrem no mundo e que afetam o Brasil. Isso que torna visível sinais importantes para o futuro.

Ainda assim, não adianta ver algo e não compreender do que se trata. A pessoa nada fará a respeito daquilo que não tem significado para ela, mesmo que seja algo perigoso. Por essa razão, o médico olha o raio-x e sabe a gravidade da doença. O leigo faz o mesmo e vê somente uma imagem em preto e branco com sombras e manchas.

Portanto, é importante falar com um especialista em questões que afetam sua vida econômica. Tome cuidado nessa escolha, você pode estar perguntando para um cabeleireiro se ele acha que você deve cortar o cabelo. O que você busca são indivíduos que saibam esclarecer questões complexas da realidade e torná-las compreensíveis para que você tome uma decisão consciente.

A carreira é cercada por essas questões. Se o indivíduo somente presta atenção em sua área de atuação, não identifica sinais importantes sobre o futuro e acha que é capaz de entender de tudo sem a ajuda de especialistas, coloca em risco o que constrói ao longo de sua carreira.

O mundo é complexo e sempre demandará mais conhecimento e habilidades de todos. Humildade para aprender sempre e capacidade de refletir a respeito do que nos falam especialistas de diversas áreas, nos faz compreendê-lo e tomar decisões mais sábias.

O importante é que você seja bem-sucedido e saiba atravessar os períodos de contração econômica tão bem quanto os momentos de expansão.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 226

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço