Não é surpreendente faltar água e energia no Brasil. Quando vejo as ruas de São Paulo e como os buracos são tapados, meu pensamento é: alguém que não consegue fechar um buraco direito tem capacidade para gerir uma cidade ou país? 

Também é muito difícil encontrar bons encanadores, eletricistas e pedreiros para manutenção de nossas residências. Ninguém cumpre prazo, e a qualidade dos serviços é sofrível. O capricho parece ser algo que não existe na vida de muitos desses profissionais.

Se isso ocorre no mundo daquilo que é mais visível e que afeta nosso cotidiano, imagine o que se passa em locais que não temos acesso? Ou em atividades mais complexas da economia e das empresas?

Damos um foco enorme em tecnologia e inovação, mas falta fazer o básico funcionar.

Existem tão poucos profissionais qualificados que até eles começam a entregar com qualidade inferior, pois estão sobrecarregados e cansados. Esse problema envolve ação direta da empresa, mas também do governo (sim, aquele mesmo que não sabe tapar um buraco e manter o fornecimento de água e de energia).

É verdade que as empresas desejam a tecnologia, o aplicativo e o sistema mais avançado possível, mas se esquecem das pessoas. Elas precisam investir mais no treinamento e no uso de métodos que possam contribuir com o desempenho e qualidade do trabalho de seus profissionais. Já os governos precisam reduzir a carga de tributos e de burocracia para a contratação de funcionários. Difícil imaginar um departamento de RH centrado no treinamento e desenvolvimento de profissionais e líderes, quando o governo literalmente o afoga em leis de trabalho anacrônicas. 

E, para piorar, agora o governo, em uma ação repetitiva, quer aumentar os tributos sobre as empresas menores e que são as principais geradoras de emprego e renda.

Por tudo isso, embora seja importante falarmos sobre inovação, deveríamos falar primeiro sobre como fazer o básico funcionar. 

E o básico depende das pessoas. Deveríamos focar nelas e oferecer-lhes as melhores condições possíveis para que seu talento agregue valor para a empresa, os clientes e a comunidade. Ninguém fará isso ganhando pouco, ou tendo seu trabalho excessivamente tributado.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 182

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço