Não gerencie impondo ameaças e provocando medo

Havia uma cidade onde todos eram felizes. Os habitantes se entendiam muito bem, menos o prefeito, que vivia triste por não ter o que governar. A prisão estava vazia, o tribunal nunca era usado e o cartório não dava lucro, porque a palavra valia mais que o papel.

Um dia o prefeito convidou a população da cidade para assistir à inauguração de uma coisa que ele havia mandado construir na praça central. Com solenidade, os tapumes foram retirados e bem ali, diante de todos, surgiu... uma forca! As pessoas começaram a se perguntar o que aquela forca estaria fazendo ali. Com medo, passaram a procurar a Justiça para questões que antes sempre tinham sido resolvidas de comum acordo.

Passaram a recorrer ao tabelião para registrar documentos que antes eram substituídos pela palavra. E, com medo da lei, voltaram a escutar o prefeito. Diz a lenda que a forca nunca foi usada. Mas bastou sua presença para mudar tudo.

Assim também é na empresa quando a diretoria adota um estilo de liderança centralizador e onde estão presentes a ameaça e o medo. Prolifera a submissão, a desconfiança e a burocracia.

*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 248

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço