Para construir grandes obras na vida, seja ético!

Vivemos em um mundo no qual as pessoas éticas têm de competir, no decorrer de sua carreira profissional, com aquelas que não o são. Mesmo na vida pessoal têm de conviver, por vezes, com pessoas assim. Entretanto, a ética impõe limites inexistentes para quem não a possui. Assim, a luta é, e sempre será, desigual. Além disso, esses indivíduos são destruidores, enquanto os primeiros, construtores. E o ato de destruir exige uma inteligência menor do que o de construir. Basta observar a complexidade de conhecimento e habilidades para se erguer um prédio: engenharia, licenças legais, funcionários treinados, material e tempo. Já uma única bomba no lugar certo e ele cai em poucos segundos. Ainda assim, temos de pensar mais na obra que construiremos no decorrer de nossa vida.

O interesse do indivíduo em evoluir o faz alcançar um certo nível de ética. Quanto maior sua determinação, maiores as chances de atingir patamares elevados e que o permitem pertencer e contribuir para organizações humanas. A interrupção dessa evolução o faz estagnar, inclusive em sua carreira. Sendo assim, conhecer esses níveis e refletir sobre a necessidade de continuar evoluindo é uma decisão relevante a todos.

O primeiro nível da ética é aquele no qual o pensamento da pessoa é: estão todos contra mim! Sendo assim, o indivíduo se comporta como um sobrevivente e, ao mesmo tempo, um predador. Somente sai de sua “caverna” para conseguir o que for necessário para sua sobrevivência, retornando a uma zona de conforto e segurança em seguida. Essa ética, utilizada por fundamentalistas, é a origem dos terroristas. E nem todo terrorista usa bombas para destruir as demais pessoas.

O segundo nível é aquele no qual o pensamento dominante é: somos nós contra eles! Ou seja, o indivíduo descobriu que outras pessoas também têm o mundo contra elas. Então se juntam e convidam outras para fazer parte do grupo. Deste modo, possuem um poder de destruição maior e querem usá-lo contra seus inimigos a todo custo. É nesse nível de ética que se formam grupos terroristas, declarados ou disfarçados em agremiações políticas.

O terceiro nível é aquele onde o indivíduo contribui com um grupo para construir algo. O pensamento dominante é: nós ganhamos e eles ganham! Esse nível é o mínimo que deve ser alcançado por líderes, funcionários, fornecedores e clientes, para que uma organização empresarial possa ser duradoura.

O quarto nível é aquele no qual o indivíduo descobre que faz parte de um todo. O pensamento neste caso é: somos um só! A pessoa sabe que o que ela fizer aos outros irá afetá-la também. Por essa razão busca contribuir o máximo possível de forma positiva, pois sabe que sua ação fará diferença para o mundo. Esse é o nível de ética que temos de atingir para construção de um País viável. A ideia de que há o setor público separado do setor privado, e que um deve se sustentar às custas do outro, precisa desaparecer. Temos problemas sérios demais para resolver e teríamos maiores chances se trabalhássemos juntos. Infelizmente, ainda estamos longe disso. Mas, já foi pior.

O quinto e último nível é reservado a indivíduos de grande iluminação. É aquele no qual o pensamento dominante é: eu perco e você perde, para que a humanidade saia ganhando! É o estado de evolução no qual a pessoa sabe que terá de arriscar diversas esferas de sua vida, inclusive ela própria, para cumprir um propósito. Sabe que fará sacrifícios e que aqueles que contribuírem com ela, também serão sacrificados. Mas, a causa maior trará um benefícios à humanidade, especialmente às gerações futuras. Martin Luther King, Gandhi e Mandela são grandes exemplos. Mas, também, Tiradentes, Irmã Dulce, e Chico Xavier.

Um mundo melhor se faz de seres humanos que se aperfeiçoam para atingir os níveis mais altos da ética. Eles fazem obras inesquecíveis! Obras de uma vida toda.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 345

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço