Em tempos de ENEM precisamos reforçar a ideia de que, para ser bem-sucedido, o profissional precisa de preparo. Uma história é contada há algum tempo no mundo executivo: 

“Na Inglaterra, em um renomado curso de MBA (Master in Business Administration), a sala está pronta para uma prova importante. É segunda-feira e, enquanto aguardam o início do teste, alunos de diferentes nacionalidades conversam sobre seu final de semana e como o utilizaram para se prepararem para a prova. Um deles, holandês, entretanto, revela: - fui velejar! Um silêncio se faz e em seguida um de seus colegas pergunta em tom muito sério: você não se preparou para a prova? Era evidente que não!”

O que é relevante nessa curta história não é o aluno não ter se preparado, mas a cultura dos demais que chamaram sua atenção para o fato de que, se você vai fazer algo tão relevante quanto um teste em um MBA, precisa se preparar... e bem!

Felizmente, tenho conhecimento que, no Brasil, algumas ilhas de excelência fomentam alunos com essa natureza: valorizam o preparo acima de qualquer outro fator. Essa é uma cultura com maior chance de sucesso para o indivíduo, as empresas e o País.

Afinal, alunos com essa conduta levam para as empresas o comportamento necessário para se tornarem os melhores. 

É ótimo ter um cargo de gerência, mas se a pessoa o atingir somente porque possui alguém que a banque, poderá causar sérios danos à companhia e à sua carreira no longo prazo.

Nossa cultura ainda distorce muito a ideia da indicação de alguém para um cargo. Ela é apropriada quando há muitos concorrentes solidamente preparados, e não para favorecer os desqualificados.

Nós temos de ter um enorme apreço pelo preparo, o conhecimento e a sabedoria. Um profissional consciente deve transformar-se com o tempo em um líder de valor. Para isso precisa, preparar-se bem, desenvolver seu networking e aprimorar-se no jogo político das empresas.

Se o líder de valor não ocupar os espaços relevantes na companhia, outro, menos qualificado, o fará. E o mundo precisa de líderes preparados! Vamos incentivá-los! 

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 240

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço