Por vezes, nossa situação profissional fica tão enrolada que temos vontade de fugir dela. Pessoas que nos deixam nervosos, situações que não se resolvem e desafios financeiros, são exemplos de problemas simultâneos que nos dão vontade de jogar a toalha. 

De fato, é difícil encarar tudo isso. Mas, criar uma realidade paralela não ajuda. Muitas vezes, observo profissionais que imaginam que o mundo está contra eles. Afinal, a promoção nunca chega e, por maiores que sejam seus esforços, são deixados de lado nas decisões importantes da empresa. 

É fundamental aceitar e ter adaptação a certos aspectos da realidade que não são agradáveis.

Em primeiro lugar, você está em uma competição, portanto, seus esforços e, principalmente, resultados, estão sempre em comparação com os de outras pessoas. Sendo assim, se os resultados que você entrega podem ser obtidos por alguém com menor custo, mais rapidamente ou com melhor qualidade, você ficará para trás. Por isso, nunca pare de aprender, inovar e melhorar continuamente.

O mundo é injusto, acostume-se com isso e tome as precauções necessárias. Se você é honesto, ético e deseja fazer o bem, saiba que nem todos são assim. Portanto, aprenda a ver os demais como eles são, não como você é. Conheço indivíduos que pensam: “confio nas pessoas até que elas provem o contrário”. Estão perdidos! É melhor observar as pessoas e ter cautela com aquelas que não parecem confiáveis, mesmo que não tenham feito mal a você. Hitler não fez mal a todos que o cercavam, nem por isso era digno de confiança.

O universo não é contra você, nem a favor, ele é, apenas, indiferente. Cada indivíduo e cada sistema que o cerca, possui suas próprias prioridades. Se você não faz a revisão periódica de seu carro, ele quebra. Se você não toma cuidado com seu corpo, sua mente e suas emoções, adoece. Uma crise econômica ocorre independentemente de você ser alfabetizado financeiramente ou não. Assim, a chuva, que não cai somente sobre você, é determinada pelas condições climáticas. Ah, sim, e o trânsito não está parado para fazê-lo chegar atrasado a seu compromisso. Cada sistema a sua volta tem seu próprio funcionamento. Inclusive na empresa. 

Aceite a complexidade da vida, não crie realidades paralelas. A vida pode ser mais interessante, marcante e inspiradora do que você imagina. A realidade é, por vezes, muito difícil. Por isso, as pessoas que evoluem sabem que precisam ser capazes de aprender com as dificuldades, lidar com as frustrações e ver ambas como parceiras em sua evolução para a maturidade. Afinal a adaptação constante é uma competência fundamental para o sucesso em um mundo que nunca para de se transformar e de gerar desafios. Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 848

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço