Estamos viajando em um mundo a 1000 Km por hora, e a velocidade está aumentando. Por essa razão temos a sensação de que o que fazemos já não parece mais fazer sentido, que estamos cada vez mais ultrapassados e, não importa o quanto nos esforcemos, parece que há um abismo entre o que existe e o que nós conseguimos compreender e usar em nossas profissões.

 

Isso gera uma sensação de que podemos nos tornar anacrônicos a qualquer momento e que, talvez, não tenhamos futuro em nossa carreira. Em alguns casos, nossa própria profissão parece não ter um amanhã. Isso é motivo para angústias, incertezas e um desejo de nos protegermos para que não percamos nosso ganha-pão. É o que alguns chamam de “bunkerização”, ou seja, a colocação de obstáculos ao nosso redor para dificultar que algo nos atinja. É claro que isso é impossível de ser feito. 

 

A causa disso está no fato de que nos acostumamos com uma determinada tecnologia e a queremos utilizá-la indefinidamente, ou com o mínimo de alterações. O resultado é desastroso.

 

Mas, não precisa ser assim. Do mesmo modo que os acionistas e presidentes de grandes grupos no mundo estão refletindo em como construir uma organização que aprenda constantemente e da maneira mais rápida possível, o profissional deve fazer o mesmo.

 

Ou seja, deve preocupar-se em como trazer velozmente mais conhecimento aplicável em sua área de atuação, mesmo que isso signifique uma alteração drástica em sua carreira. É preferível você pilotar essa mudança a ser forçado a aceitá-la. Até porque, essa aceitação pode vir na forma de uma demissão.

 

Ter velocidade no aprendizado é possível se você tiver um profundo interesse em conhecer e utilizar as novas tecnologias assim que elas surgem. Para isso, precisa parametrizar suas redes sociais de modo a conectar-se com as pessoas e empresas que concentram e informam o que vai pelo mundo digital e conectado. Por difícil que seja, você tem de acompanhar o que acontece em todas as áreas da tecnologia, pois, algo que surge em um setor pode afetar o seu. Por exemplo, Amazon incomoda Wal-mart, Alibaba incomoda ambas. E, seguramente, isso tem um impacto tremendo nas pessoas que trabalham nessas companhias.

 

A melhor rede social que você pode criar é uma rede de aprendizado. Em um mundo que tem uma velocidade exponencial, não importa para onde ele vai, você precisa acelerar e acompanhá-lo. Desse modo, seu sucesso também será exponencial. E isso significa que você não pode ser um alvo parado, você tem de reinventar-se o tempo todo e rapidamente.

 

Portanto, você pode não ter uma visibilidade total de para onde vão o mundo, os mercados e a sua empresa. O importante é que você esteja capacitado a acompanhá-los. O futuro será mais extraordinário e interessante do que jamais sonhamos. E será aterrorizante também se não o acompanharmos e o influenciarmos para o bem. E ninguém melhor do que as pessoas experientes para fazê-lo. E uma delas pode e deve ser você! 

 

Vamos em frente!

 

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 209

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço