Eu observo que nas empresas muitas pessoas deixam de agir por se sentir incapazes de tomar decisões em determinadas situações que exigem ação. É comum pensarem “Mas eu posso fazer isso?” É como se elas fossem educadas e treinadas a fazer só aquilo que alguém disse que elas são capazes de fazer.

Outro dia, li uma notícia a respeito de dois meninos que estavam patinando sobre um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu na água. A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra de gelo e começou a bater com todas as suas forças, conseguindo quebrar o gelo e salvar o amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

— Mas como você fez isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo com essa pedra e com suas mãos tão pequenas!

Nesse instante, um homem idoso se destacou entre as pessoas que assistiam a cena e disse:

— Eu sei como ele conseguiu.

Todos se voltaram e perguntaram ao homem: — Como?

— É simples — respondeu o ancião. — Não havia ninguém aqui para dizer ao garoto que ele não podia fazer! Por isso ele pôde agir por conta própria, procedendo do modo certo.

Tome isso como lição e estimule as pessoas em sua empresa a agir. Retire a palavra “não” do repertório da empresa e institua o lema “É proibido proibir!”

Exibições: 179

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço