Ao olhar para a grandeza do mar e das montanhas, e refletir sobre há quanto tempo existem, observamos quão curta é nossa própria existência. Somos a piada do universo. Vivemos por um período tão curto que não deve haver um nome para designá-lo. Ainda assim, somos capazes de fazer coisas incríveis, mesmo diante de nossa curta, mas esperançosa, vida.

Assim como em alto mar não sabemos como será a próxima onda, a vida possui tanto de planos e previsões, quanto do imponderável: o próximo ano será repleto de ondas gigantes que exigirão toda nossa habilidade de navegação?

Seja como for, os altos e baixos da vida geram preocupações, ansiedade e angústia.

Isso ocorre, principalmente, ao focarmos somente o que é transitório e efêmero, e esquecermos do que é permanente. A mesma natureza que não nos faz duradouros como uma rocha, nos dá a palavra que pode ser transmitida adiante. Por essa razão, aquilo que nos foi passado por gerações anteriores traz luz para cada período de nossa existência.

Nós precisamos daquilo que é permanente e a tradição ajuda a encontrá-lo. Faça sua busca e encontre o que é transmitido de geração a geração e que faz sentido para você. Em último caso, crie e inicie sua tradição. Algo que lhe dê aquilo que você precisa agora, seja paz de espírito, coragem, ou, simplesmente, aceitação.

Ainda lembro dos anos difíceis que minha família passou ao fim da década de 1970. Minha mãe, sozinha e com sérios problemas de saúde, lutando para se recompor física, emocional e financeiramente para criar seus três filhos. Eram momentos muito duros, mas ao chegar o natal recordo-me da árvore que estava sempre lá. Às vezes, com presentes muito simples que nossos tios generosamente compravam para nós, mas, estava lá!

Com o passar da vida, descobri que há anos ruins e anos excelentes. Não sei como 2014 foi para você e muito menos como 2015 será. Por isso, você precisa da árvore, digo, da tradição. Nos anos ruins, ela lhe dará força para perseverar. Nos anos bons ela o lembrará que é momento de agradecer.

Assim, com humildade, passará por todos os ciclos da vida.

Que esse Natal seja um momento no qual a tradição traga para você a sabedoria das gerações que nos precederam. E que você possa experimentar o enorme enlevo que é a existência humana!

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 210

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço