Algumas pessoas não possuem um plano B de renda e não percebem os riscos que isso representa. A vida passa e aumenta o medo de que algo mude, ficam inseguras, presas, até que, de repente, são demitidas, e ficam perdidas.

Isso acontece porque deixam sua vida financeira nas mãos da empresa e do governo. E quando um deles falha, a consequência pode ser desastrosa.

As crises afetam a todos, mas podem e devem ser minimizadas com educação financeira.

Nesse sentido, o profissional deve se interessar em aprender tudo o que for possível sobre as quatro classes de investimentos: metais preciosos, financeiros, imóveis e, principalmente, negócios. Tenha paciência para aprender e saiba que a regra 6-3-1 se aplica a todos seus investimentos. Ou seja, de cada 10 que fizer, 6 lhe trarão um prejuízo de proporções épicas. 3 lhe trarão muito aprendizado. E somente um lhe dará mais dinheiro do que jamais imaginou. 

Portanto, nunca coloque mais do que um décimo de suas economias em um único investimento. Você estará indo contra a matemática, e isso não é o que um bom investidor faz. Aliás, esse é o erro mais comum que as pessoas cometem: colocar todo o dinheiro em um único lugar.

Lembre-se que somos ensinados na escola, na maioria das famílias e por nossa cultura a sermos somente empregados. Portanto, temos de aprender a nos tornarmos investidores. Isso requer muitos anos de estudo, avaliação e experiências nem sempre lucrativas e, com certa frequência, frustrantes.

Entretanto, após um ciclo de aprendizado, o que desejamos é ter cada vez mais alternativas de renda. Não basta você crescer o seu patrimônio, você precisa de fontes de renda passiva, isso é, que não dependam de sua presença para colocar dinheiro no seu bolso. 

Pense como as empresas que estão sempre em busca de novos produtos, serviços e mercados de maneira a diversificar suas vendas. Você é, de fato, um empreendimento, pense com um empreendedor. Assuma riscos e persevere.

Afinal, o mais importante é que seu futuro profissional e sua renda estejam em suas mãos.

E que sua família possa ter segurança financeira criada por ações conscientes, pautadas por conhecimento, habilidades e decisões suas, e de ninguém mais.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 397

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço