Quando alguém pede pontualidade a você, não é chatice, é profissionalismo

Eu conversava com um executivo de uma empresa de alimentos, e ele se queixava de que era malvisto por seus subordinados porque era duro nas cobranças quanto ao horário das tarefas. E era criticado mesmo quando o funcionário não cumpria o que estava combinado. O gerente era visto como alguém incompreensível com os problemas que ocorreram e que impediram o cumprimento do prazo.

Isso era motivo de muita frustração, perda de energia e estresse, para ele e seus subordinados. Entre as raízes desse problema, estão o desejo do gerente de ser bem-visto por seus funcionários e, destes, o desejo de um relacionamento de confiança e compreensão com o líder, em um clima sempre amistoso.

Não há nada de errado em um gestor querer ser bem-visto. Mas, quando o líder deixa os propósitos da empresa de lado para não se indispor com os funcionários, coloca a companhia em risco. Portanto, o ambiente amistoso não deve ser entendido como uma proteção para que o gestor não seja criticado, mesmo quando tiver de endurecer as cobranças. Não é possível ser querido por todos e, muito menos, o tempo todo. Desejar isso é a fórmula do fracasso.

É evidente que um funcionário deve buscar a confiança de seu líder. Entretanto, ela somente é construída por meio de percepções racionais a respeito de seu comportamento, não de suas promessas. Ser pontual é a primeira medida de confiança. Na verdade, ninguém que cumpre sua palavra precisa da confiança de outras pessoas, elas perceberão sua credibilidade automaticamente.

Problemas devem ser previstos no planejamento, e como serão resolvidos também deve ser pensado antes. O profissional que se aprimora aprende com os imprevistos e os utiliza como oportunidades para declarar qual é o compromisso assumido. Ou seja, o que era para acontecer e quando, estipular as alternativas possíveis e traçar o curso das ações de maneira a impactar o mínimo possível o prazo de entrega.

E, é claro, acumula um conhecimento importante para que o problema não aconteça no futuro. Isso é ser profissional, atualizado e com real preocupação com sua empregabilidade.

Não existe profissionalismo naqueles que não preveem problemas nas tarefas sob sua responsabilidade e como vão contorná-los para cumprir o prazo. O líder é responsável pela qualidade da entrega da tarefa. E a data de entrega faz parte da qualidade.

É verdade que somos frutos de uma cultura, e a nossa não dá o devido valor à pontualidade, mas também somos agentes de sua transformação. Sua carreira, sua empresa e o País estarão em melhores condições, se todos se preocuparem em determinar e entregar suas tarefas no prazo. E diminuí-lo sempre!

Vamos em frente!

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