Quanto vale o conhecimento? E a compreensão?

Um sábio disse certa vez que um grama de conhecimento vale pelo menos um quilo de informação e um grama de compreensão vale pelo menos um quilo de conhecimento. Entretanto, o tempo gasto pela maioria dos gerentes adquirindo e transmitindo informações, conhecimentos e compreensão é inversamente proporcional a seus valores. Muitas explicações nada mais são do que as mesmas coisas ditas com palavras diferentes.

Uma empresa fabricante de doces apresentou um estudo mostrando que o consumo per capita de açúcar na Inglaterra era maior do que nos Estados Unidos. Um consultor perguntou a um fabricante de açúcar o motivo de tal diferença e recebeu como resposta:

— É que os britânicos gostam mais de açúcar do que os americanos.

O consultor quis ir mais fundo no motivo e questionou:

— Mas como você sabe que os britânicos gostam mais de açúcar do que os americanos?

— Ora, porque eles comem mais açúcar que os americanos, não é? — concluiu o fabricante.

Um tipo de resposta como essa não acrescenta conhecimento. A pergunta mais importante que um gerente pode fazer para adquirir conhecimento é POR QUÊ? Pergunte “por quê?” no mínimo cinco vezes até encontrar a verdadeira causa da situação apresentada.

*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 496

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço