Um sábio disse certa vez que um grama de conhecimento vale pelo menos um quilo de informação e um grama de compreensão vale pelo menos um quilo de conhecimento. Entretanto, o tempo gasto pela maioria dos gerentes adquirindo e transmitindo informações, conhecimentos e compreensão é inversamente proporcional a seus valores. Muitas explicações nada mais são do que as mesmas coisas ditas com palavras diferentes.
Uma empresa fabricante de doces apresentou um estudo mostrando que o consumo per capita de açúcar na Inglaterra era maior do que nos Estados Unidos. Um consultor perguntou a um fabricante de açúcar o motivo de tal diferença e recebeu como resposta:
— É que os britânicos gostam mais de açúcar do que os americanos.
O consultor quis ir mais fundo no motivo e questionou:
— Mas como você sabe que os britânicos gostam mais de açúcar do que os americanos?
— Ora, porque eles comem mais açúcar que os americanos, não é? — concluiu o fabricante.
Um tipo de resposta como essa não acrescenta conhecimento. A pergunta mais importante que um gerente pode fazer para adquirir conhecimento é POR QUÊ? Pergunte “por quê?” no mínimo cinco vezes até encontrar a verdadeira causa da situação apresentada.
*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.
Bem-vindo a
Alliance Coaching
© 2024 Criado por Silvio Celestino. Ativado por
Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!
Entrar em Alliance Coaching