O valor do trabalho de uma pessoa é diretamente proporcional à sua capacidade de solucionar problemas. Empresas existem para fazer isso por seus clientes e, portanto, o indivíduo deve ter esse mesmo propósito em sua carreira. 

Quando o profissional não desenvolve essa capacidade, sua carreira é interrompida, ou evolui vagarosamente. Ele não entende porque não ganha mais, mesmo que seu esforço seja grande. 

Acontece que ter mais conhecimento e ser esforçado não significa, necessariamente, ter mais capacidade para dar soluções. Isso porque, é preciso transformar conhecimento em soluções para que tenham valor para as empresas e seus clientes. 

Todos nós precisamos avaliar que tipo de profissional nós somos. 

Existe o profissional que é a fonte de problemas. Por desonestidade, ou simples incompetência, seus atos complicam tudo. Não segue normas e procedimentos. É bom para culpar os outros pelos resultados negativos de suas ações. Devido às suas conexões políticas dentro da empresa, é difícil de ser removido de seu cargo e, por isso, é motivo de dor de cabeça e exaustão para seus colegas de trabalho. 

Existe aquele que soluciona somente os seus problemas. Preocupado com o emprego, faz o mínimo necessário para mantê-lo. É um profissional que precisa evoluir, ter um propósito mais elevado e saber que a empresa e os clientes não existem para sustentar seu emprego. É ele quem deve contribuir com ambos. 

O terceiro tipo podemos identifica-lo como o apagador de incêndio. É aquele que está o tempo todo reagindo aos problemas que acontecem. Dá conta de tudo e, por essa razão, é bem popular na empresa. Mas, sua agenda é estressante. É o indivíduo que precisa aprender a planejar para que situações urgentes não sejam as únicas em suas agendas. 

Existe também o navegador. É a pessoa boa de previsão e que consegue, portanto, supor quais problemas surgirão ao longo da jornada e criar condições de contorno para que não afetem o andamento das tarefas. 

Por último há aqueles que são verdadeiros empreendedores. Isso porque, quando descobrem um problema; analisam, aprendem, planejam e executam para que ele nunca mais ocorra. É o que chamamos de super-resposta. Quantas vezes, como clientes, enfrentamos um mesmo problema, repetidamente, sem que a empresa consiga dar uma solução definitiva. É pela falta desses empreendedores internos que isso ocorre. 

Você merece mais em sua carreira! Atue como um dono do negócio e procure deixar os clientes mais que satisfeitos, transforme-os em fãs da companhia. 

Empresas existem para resolver problemas. Para ser bem-sucedido, você deve fazer o mesmo. 

Vamos em frente!

 

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