Se quiser que as coisas funcionem, acompanhe tudo de perto

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio que o ajudasse a melhorar a produtividade de sua granja, que estava apresentando um baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel, colocou em uma caixa, fechou e entregou ao granjeiro, dizendo:

— Leve esta caixa por todos os lados da granja, três vezes ao dia, durante um ano.

Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio-dia, quando foi ao estábulo, deu com o gado sujo e os cavalos sem alimentação. E à noite, ao ir à cozinha com a caixa, notou que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros alimentícios. A partir daí, todos os dias ao percorrer a granja de um lado para o outro com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano, o granjeiro voltou a se encontrar com o sábio e disse:

— Deixe esta caixa comigo por mais um ano, por favor. O rendimento da minha granja melhorou desde que estou com este amuleto.

O sábio riu e, abrindo a caixa, disse:

— Pois você pode ter este amuleto pelo resto de sua vida.

No papel estava escrita a seguinte frase: “Se quer que as coisas melhorem, acompanhe-as de perto”.

Acompanhar as atividades do funcionário é muito importante. Se você não acompanha, seus subordinados também não acompanharão, e quando ninguém acompanha nada o que impera é a improdutividade. Se você é gerente ou diretor e quer que as coisas melhorem na empresa, acompanhe tudo sistematicamente.


*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 626

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço