Somos planejadores excelentes e executores sofríveis

Não é incomum o profissional acordar cheio de planos, com entusiasmo e energia. Entretanto, o trânsito não ajuda, o chefe atrapalha e os clientes interrompem a todo instante o que fora planejado. Ao chegar em casa, a família também não colabora. O dia termina e a conclusão é que, como planejador o indivíduo é excelente, mas um executor sofrível.

A sensação é de perda de energia e de que nunca dará conta de tudo.

Isso acontece principalmente porque não nos damos conta de que somos uma pessoa quando planejamos e outra quando executamos. E temos de lidar com ambas com realismo.

Precisamos ser capazes de liderarmos a nós mesmos.

Isso significa que, quando planejamos, precisamos ser realistas quanto aos fatos que normalmente povoam nosso dia. Ignorar que o chefe irá interromper a qualquer instante, que o trânsito estará ruim e que clientes podem consumir um tempo precioso, é criar um plano com poucas chances de ser bem-sucedido. 

Entretanto, o problema começa mesmo quando passamos da figura de planejador para a de executor. Como tal, temos dificuldades para dizer não às pessoas, e acabamos por assumir tarefas que não estavam previstas para o dia. Também, por excesso de gentileza, ouvimos conversas intermináveis e improdutivas de nossos colegas de trabalho. E hesitamos em fazer o follow-up de solicitações a nossos pares, chefes e até mesmo a nossos subordinados, na esperança de que eles automaticamente coloquem como prioritário aquilo que pedimos a eles.

Isso sem falar em minutos que, somados, transformam-se em horas de nosso dia dedicadas à internet e redes sociais, utilizadas por alguns como um verdadeiro show de calouros disponível 24h.

Precisamos conhecer nossas fraquezas e sermos líderes apropriados de nós mesmos. Isso significa que temos de endurecer o jogo com nossas competências pouco desenvolvidas. O nosso planejador interno não pode delegar para o executor, sem ser rigoroso, se este último não tem capacidade para manter o foco. Por vezes, conseguimos ser duros conosco por conta própria. Mas, caso necessário, é sempre bom pedir auxílio a um mentor ou coach para nos cobrar foco e consistência.

Para a vida funcionar você não pode ser um excelente planejador e um executor sofrível.

Afinal, assim como o bom líder sabe ser duro para desenvolver um indivíduo que tem potencial, você também deve transformar o executor dentro de você em um parceiro inseparável e corajoso para implementar o dia, os meses e os anos que você deseja para sua vida.

Vamos em frente!

 

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 276

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço