Não é nada agradável ser demitido de surpresa. É fato que algumas empresas não possuem critérios éticos para esse processo e o fazem sem nenhuma humanidade. Entretanto, me refiro a demissões provocadas por uma contração econômica. É possível estar atento para evitar ser surpreendido por ela.

É horrível perder o emprego. Ter de enfrentar o constrangimento perante a família e amigos. Ter de lidar com o estresse provocado pela preocupação com a renda que se foi. E a situação é mais aflitiva se o padrão de vida é muito alto, ou há dívidas a ser pagas. 

A causa que provoca a surpresa ao ser demitido é a falta de atenção a notícias relevantes para sua carreira. Em especial aquelas que afetam a economia do Brasil, o mercado no qual sua empresa está inserida e, é claro, seu cargo dentro dela.

Um boa dica é manter o mesmo foco de atenção dos investidores nas notícias. Não se deixe distrair pelo período bom que, porventura, tenha passado, nem pela fala de governantes – faz parte do trabalho deles dizer que o problema não virá, ou que já passou. Os números do Brasil não vão bem. Mas a diminuição do estímulo à economia pelos Estados Unidos e dados da economia chinesa são ainda mais preocupantes. O Brasil depende muito do que acontece nesses países. Esses são exemplos de notícias que você deveria ficar atento, pois elas podem afetar os mercados, as empresas e sua carreira no curto e médio prazo.

Se os investidores estão com menos recursos e, ainda por cima, não confiam no Brasil, teremos menor quantidade de dinheiro entrando no país. Afinal, se até a Dilma prefere investir em portos em Cuba, imagine os demais investidores. Procure entender os números e o que eles dizem a respeito do futuro. Sua carreira e, em última análise, sua vida depende deles. 

Ao identificar problemas a caminho, seja prudente. Diminua os gastos, não entre em dívidas e seja cauteloso ao mudar de emprego – pois, um critério para escolha de quem será demitido, em momentos de crise, é aquele funcionário com o menor tempo de casa. Portanto, se você acabou de chegar, ficará mais vulnerável à demissão.

É claro que nem sempre é possível saber se uma demissão se aproxima. Mas, estar atento às notícias e saber interpretá-las, é um fator de sucesso de longo prazo em sua carreira.

Não tenha medo das crises. Elas são inevitáveis, mas é possível precaver-se e amortecer seus efeitos, enquanto espera por uma nova fase de expansão econômica.

O momento exige atenção de todos. Vamos em frente!

 

P.S. Notícias sobre a China: WSJ

 

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 283

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço