Um carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou ao chefe seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com a família. Claro que um salário mensal faria falta, mas ele desejava muito a aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e lhe pediu que construísse uma última casa como um favor especial.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo se via que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele já não se empenhava como antes no serviço e acabou até utilizando mão-de-obra e matérias-primas de qualidade inferior. Uma maneira lamentável de encerrar a carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, seu ex-chefe foi inspecionar a casa. No fim da visita, entregou a chave da porta ao carpinteiro.

— Esta casa é sua — disse. — Meu presente para você.

Que choque! Que vergonha! Se soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente, não teria sido tão inconsequente. Agora teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim também acontece conosco. Às vezes, trabalhamos de maneira distraída, reagindo mais do que agindo, desejando colocar sempre menos do que o nosso melhor.

Lembre-se: você constrói a empresa em que trabalha. Você é o carpinteiro. A realização de suas tarefas, ou seja, a qualidade de seu trabalho, é que definirá a qualidade da casa em que você trabalha.

*Sócio-fundador da Alliance Coaching, Alexandre Rangel compartilha histórias e lições de cooperação, liderança e motivação do seu livro O que podemos aprender com os gansos.

Exibições: 483

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço