Você tem os mesmos valores de sua empresa?

Quando o funcionário não pensa sobre quais são seus verdadeiros valores para o trabalho e a vida, acaba por aceitar o emprego em companhias que não têm nada a ver com ele. Sente-se mal e estressado todos os dias. É uma grande perda de energia.

Isso ocorre porque o indivíduo acredita que poderá ser bem-sucedido, em uma oportunidade de trabalho, mesmo que os valores e crenças da empresa sejam diferentes dos seus. 

Infelizmente, isso não é possível e a tendência é ele sair, ser demitido, ou passar por um estresse muito intenso, capaz até mesmo de acarretar alguma doença. Acontece que a própria empresa não investirá em alguém cujos valores são diferentes dos seus.

Por isso é tão importante que o funcionário reflita sobre quais são seus valores e, em um nível mais profundo, suas crenças. Valores são fundamentos que utilizamos para nossas ações, principalmente nos momentos de decisões que envolvam a ética. Portanto, integridade, honestidade e justiça, são exemplos de valores. 

Entretanto, a crença a respeito de justiça para uma pessoa pode ser: “justiça significa oportunidades iguais para todos”, enquanto que, para outra, “justiça significa oportunidades maiores para quem produz mais”. Portanto, podemos ter valores iguais e crenças diferentes.

Se essas diferenças ocorrem em relação à empresa em que trabalha, você, provavelmente, terá de pensar em procurar emprego em outro lugar. Isso porque, a própria companhia perceberá que você não está alinhado com ela e reduzirá suas oportunidades. Com o passar tempo sua carreira ficará estagnada. Isso significa perda de tempo e de renda.

Para escolher bem a empresa onde trabalhar, procure conhecer o comportamento dos líderes em relação ao que eles dizem. Afinal, um valor não pode ser somente uma exortação, um incentivo a todos para que o pratiquem, mas um exemplo, fomentado principalmente pelos líderes. É terrível trabalhar em um empresa onde os gerentes somente falam sobre valores elevados, mas não os praticam.

O sucesso duradouro depende do investimento seu em uma companhia por muitos anos. Você não conseguirá fazer isso se não vir seu valores refletidos nela. 

Portanto, pense com cuidado a respeito deles e escolha bem onde trabalhar. 

Seu plano de carreira deve ser gerido por você mesmo, não pela empresa e, como gestor dele, você nunca deve abrir mão de seus valores e suas crenças. 

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino 

Exibições: 830

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço