Se você deseja ter uma carreira de sucesso é prudente avaliar seu chefe. Um líder ruim não dá feedbacks, ou o faz de maneira inapropriada, deixa as pessoas inseguras e sem saber qual direção seguir. Não é claro nas decisões e isso gera no time muita insegurança, ansiedade e receio de errar.

A causa disso é que não sabe o que fazer para ser um bom líder. Portanto, você precisa avaliar se ele possui as características de um bom chefe.

Entre as muitas características, três se destacam:

Ser capaz de esclarecer quais os propósitos da empresa, do departamento e das tarefas sob sua responsabilidade. Quando o líder faz isso, gera clareza, direção segura e confiança em seus funcionários. A ausência disso, faz as pessoas pensarem que a empresa existe somente para gerar dinheiro para os acionistas.

Usar os valores e as crenças da empresa na tomada de decisões. É muito seguro um líder falar sobre os valores. Dificilmente alguém será contrário à ética, ao respeito e à justiça, por exemplo. Entretanto, você pode ter a seguinte crença para justiça: “oportunidades iguais para todos”. Mas, para a empresa, justiça pode significar: “oportunidades maiores para quem entrega mais”. Portanto, companhia e funcionários podem ter valores iguais e crenças diferentes. O bom líder esclarece as crenças e toma as decisões com base nelas.

Por último, um gerente sabe que, para que a empresa cresça, precisa formar novos líderes. Ele toma para si essa tarefa e tem consciência que essa é sua função mais relevante na companhia.

Em vista disso, tão importante quanto receber feedbacks de seu chefe é você ter critérios para avaliá-lo. Sua carreira pode estar em um caminho sem saída, não porque você é incapaz de desenvolver-se, mas porque seu gerente pode ser um obstáculo intransponível.

Bons líderes formam bons líderes, não seguidores. Seja um bom líder de sua vida e de sua carreira.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 333

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço