Você trabalha para uma empresa ou uma marca?

Nos dias de hoje, encontrar o local certo para trabalhar é um grande desafio. Por exemplo, há companhias que se dedicam exclusivamente a manter suas operações no menor custo possível. Isso gera ambientes sem inspiração e salários miseráveis. Outras, possuem muito dinheiro, mas o clima é de tanto desrespeito que as pessoas se sentem extremamente infelizes. E praticamente todas possuem um volume de trabalho insano.  

A causa disso é que a maioria das empresas não dá atenção à própria marca. E ela é uma promessa que a companhia tem de cumprir. Quanto mais consciente e ativa for a empresa no fomento e preservação da marca, maiores as chances de ter um ambiente favorável para você trabalhar.  

Uma organização sem marca definida não possui valores, crenças e propósitos estabelecidos. Em geral degeneram para ser somente um conjunto de estruturas e processos responsáveis pelo resultado para seus acionistas; não importando clientes, funcionários e comunidade. Por que você associaria seu nome a uma empresa dessas?  

Uma boa solução é você pensar no longo prazo. Há empresas que, em sites de reclamações e nas redes sociais, possuem uma reputação devastada. E isso é causado por sua própria incapacidade de fornecer os produtos e serviços em acordo com o compromisso que estabelecem em sua comunicação como mercado. Vale a pena trabalhar em uma empresa assim? 

Por outro lado, há organizações cuja origem e história refletem conceitos muito elevados. Eles foram criados por seus fundadores e formam o verdadeiro espírito que deve permear a todos que integram a empresa. E chegar de forma relevante, marcante e inspiradora aos clientes. 

A maioria das pessoas está insatisfeita na empresa em que trabalha. E assim estará em qualquer lugar. Pelo simples motivo que não tem propósito. E empresas têm propósitos. Quanto maior sua capacidade de identificar um para si, maior sua chance de encontrar o lugar certo para trabalhar. Ele estará em ressonância com você. 

Apple, Virgin, Four Season Hotels e Harley Davidson, são alguns exemplos de empresas com propósitos elevados. Elas cuidam de suas marcas e fomentam seus conceitos de forma constante e cuidadosamente. E já passaram por bons e maus momentos. Mas, ao aceitarem os erros e aprenderem com eles, voltaram a entregar a promessa da marca e se recuperaram. Afinal, elas inspiram muitas pessoas.  

É essa inspiração que você deve procurar primeiro em si mesmo e depois em seu local de trabalho. Pois, você também é uma marca. E toda marca é uma promessa que tem de ser cumprida. Escolha as companhias que são mais favoráveis para estabelecer esse compromisso. É ele que deverá ser a razão de sua existência e de seu sucesso. 

Vamos em frente!

 

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