Para ter sucesso, seja adaptável em momentos de crise

Durante um workshop de liderança, o executivo de vendas de uma empresa de engenharia perguntou sobre como manter a equipe motivada, já que dera tudo errado em relação ao plano de negócios do ano e os números não paravam de piorar. Percebi que ele mesmo estava bem desmotivado.

 

Há períodos nos quais a realidade é dura. Por mais que busquemos uma solução para os problemas, em vez de melhorar, eles pioram e surgem outros. Isso acarreta muita perda de energia, estresse e frustração. Sem contar o medo do futuro.

 

Na vida temos de aceitar os maus momentos, fazer as contas e agir. Você não se transforma em um pessimista, quando aceita os acontecimentos negativos. Também é importante saber que as coisas não melhoram por meio de lamentações ou exortação.

 

Devemos desejar o melhor, mas sempre pensar no que pode dar errado. E criar alternativas que levem em conta essa possibilidade. Fazer um plano considerando que tudo dará certo é fazer uma aposta, não um planejamento. Assim como em um jogo de pôquer, se você somente sabe ganhar quando recebe cartas altas, será um perdedor. O bom jogador ajusta seu jogo às cartas que recebe e aprende a aumentar suas chances de ganhar mesmo com elas.

 

Em momentos difíceis, não é hora de desmotivação. Isso vale para os assuntos da companhia, mas também para sua profissão. Seu sucesso depende disso, já que sua carreira é desenvolvida em uma empresa que opera em um mercado, que, por sua vez, está inserido na economia. E a economia vive de ciclos, formados por fases de expansão e de contração. Você deve aproveitar ao máximo as expansões, mas preparar-se para as contrações – e os estouros de bolhas econômicas, principalmente.

 

Se você chegar à conclusão de que o momento atual representa o fim do seu mercado, empresa ou carreira, precisa refletir e fazer as mudanças necessárias o mais rápido possível. Ajustar o padrão de vida, por exemplo, é fundamental para ganhar tempo. Crise não é para amadores: reavalie suas amizades, se necessário. Não é momento para vaidades.

 

Acima de tudo, quando não se sabe quanto tempo uma adversidade vai durar, você deve focar sua energia. Exercícios, check-up médico, tempos para descansar e lazer não devem ser retirados de sua rotina. Claro que podem ter o custo reduzido: os exercícios podem ser feitos em parques, os médicos passam a ser os de hospitais renomados em clínicas de baixo custo, o lazer pode ser a visita aos verdadeiros amigos, que nos fazem rir muito.

O importante é que você esteja energizado quando as soluções forem criadas. Portanto, seja otimista, mas use a razão para fazer seus planos, escolhas e ações. A realidade não vai se adaptar a você, tem de ser o contrário.

 

Prepare-se para tempos difíceis, e sempre terá tempos bons.

 

Vamos em frente!

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço