Todas as mensagens do blog (304)

CUIDADO COM O LEÃO SURDO

Certa vez um caçador recebeu de um feiticeiro uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçaria os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada e convidou dois outros amigos caçadores. Logo no primeiro dia, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado à…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 agosto 2017 às 15:52 — Sem comentários

Google e a estranha visão da diversidade reinante

Já imaginava que James Damore, o engenheiro de software do Google seria localizado e demitido. Afinal, suas ideias, expressas em um memorando interno à empresa e divulgado pelo site Gizmodo, são diversas daquelas apregoadas pela política de diversidade da empresa. (*)



Não são apenas os donos da Alphabet – holding da qual o Google faz parte – mas, majoritariamente, os proprietários de grandes grupos têm as mesmas preferências que eles. E as pessoas sentem verdadeiro pavor de…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 9 agosto 2017 às 12:45 — Sem comentários

O TURBANTE E A VAIDADE DO REI

A história conta que um sábio apareceu na corte com um magnífico turbante, pedindo dinheiro para caridade.



O rei, ao ver o homem com o turbante falou:



- Você veio me pedir dinheiro, e está usando um ornamento muito caro na cabeça. Quanto custou esta peça extraordinária?



- Quinhentas moedas de ouro - Respondeu o sábio.



O discípulo falou baixinho para o sábio: “É mentira. Nenhum turbante custa esta fortuna”.



O…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 agosto 2017 às 15:29 — Sem comentários

Para o gerente, tão importante quanto agir é saber a verdade da situação da empresa

Um grande problema ocorre quando o gerente está mais preocupado em agir do que em compreender a verdade da situação na qual se encontra. Essa proatividade sem consciência é causa de muitos erros, estresse e frustração – e, nos piores casos, pode acarretar dano à própria carreira, demissões desnecessárias e prejuízos para a empresa.



A causa disso é que vivemos um momento crítico, em que a ação veloz é solicitada a todo o momento para sanar problemas imediatos, como, por…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 julho 2017 às 17:51 — Sem comentários

EXEMPLO DE CORAGEM E DETERMINAÇÕES

A águia coloca o ninho com os filhotes bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.



A águia-mãe empurra seus filhotes para a beirada do ninho. Nesse momento seu coração se acelera com as emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo em que empurra, sente a resistência dos filhotes em não querer ir para a ponta do precipício. Para os filhotes a emoção de voar começa com o medo de cair. Isso faz parte da natureza da espécie.…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 julho 2017 às 11:51 — Sem comentários

Rogério Ceni e a velha dúvida: todos podem ser líderes?

A primeira competência a ser desenvolvida por alguém que decide se transformar em líder é a coragem. Sem ela, nenhuma outra é necessária ou será suficiente.



Rogério Ceni foi um dos maiores atletas de seu tempo e deixou sua marca na história como o maior goleiro-artilheiro de todos os tempos. Foi um ato de coragem escolher um grande time como o São Paulo para iniciar sua carreira de treinador.



Entretanto, ao ser promovido para o cargo, não conseguiu obter os…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 julho 2017 às 17:37 — Sem comentários

A HONESTIDADE É UM VALOR MUITO PESSOAL

Conta a lenda que havia um mestre que vivia junto com um grande número de discípulos. Eles viviam de esmolas e doações. Eles viviam reclamando das condições precárias do templo. Um dia o mestre deu a seguinte orientação:



- Vocês devem ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação de dinheiro. Desta forma, nós seremos capazes de fazer uma boa reforma em nosso templo. Peço que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 julho 2017 às 11:45 — Sem comentários

Você tem conhecimento suficiente para resolver seus problemas e os da empresa?

Uma pesquisa da Korn Ferry mostrou que “apenas 23% das empresas estão confiantes de que seus executivos possuem capacidade de liderança para executar suas estratégias. E somente 18% das companhias confiam em que sua equipe de comando demonstra ter as atitudes necessárias para cumprir, com êxito, as prioridades estratégicas de cada negócio”. (*)



Sem dúvida isso é razão de elevada incerteza, provável declínio da companhia e prejuízos.



Entre as muitas causas…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 junho 2017 às 12:24 — Sem comentários

VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE SUAS IDÉIAS

Conta a lenda que um príncipe ia ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, o rapaz lançou uma "disputa" entre todas as moças do Reino. Anunciou o seguinte desafio para um grupo de jovens que se haviam apresentado:



- Darei, para cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a mais bela flor, será minha esposa.



O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter muita…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 junho 2017 às 13:40 — Sem comentários

Modernidade é tudo de bom?

No 20.º Congresso Mega Brasil de Comunicação, ocorrido em maio, em São Paulo, um dos conferencistas falava sobre os benefícios de ele possuir um chip em seu punho esquerdo. Citou como exemplo a possibilidade de, no futuro, ser capaz de saber sobre sua saúde, de momento em momento, evitar e curar doenças precocemente. Mencionava também que uma mulher grávida poderia, com o auxílio desse dispositivo, acompanhar a gestação e prevenir problemas.



No decorrer do dia falou-se muito…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 junho 2017 às 15:20 — Sem comentários

TRANSFORME EM FORÇA A SUA FRAQUEZA

Um garoto de 10 anos de idade decidiu praticar judô, apesar de ter perdido seu braço esquerdo em um terrível acidente de carro. O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de treinamento, o mestre tinha-lhe ensinado somente um movimento. O garoto então disse:



- Mestre, não devo aprender mais movimentos? O mestre respondeu ao menino, calmamente e com convicção:



- Este é realmente o único movimento que você sabe, mas este é o único…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 5 junho 2017 às 13:05 — Sem comentários

Se ninguém formar líderes, como garantir o futuro da empresa, ou do País?

Quando uma organização não tem um plano para formação continuada de líderes está fadada ao fracasso. Independentemente de seu porte, as empresas sofrem quando perdem gestores e não dispõem de novos para colocar no lugar. Sem uma cabeça com a mesma capacidade da anterior, decisões erradas são tomadas e, nos piores casos, acarretam o declínio e a morte da companhia.



A causa disso é a empresa ter líderes com foco excessivo nas operações de curto e médio prazo. Concomitantemente…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 1 junho 2017 às 11:24 — Sem comentários

AS RAZÕES DO TRABALHO

Certa ocasião um mestre estava caminhando com seu aluno quando uma raposa passou correndo atrás de um coelho. O mestre apontou para os animais que corriam e disse ao aluno:



- Segundo uma fábula antiga, o coelho escapa da raposa e sobrevive.



- Não acho, respondeu o aluno. A raposa é muito mais rápida e logo alcançará o coelho.



- Mas o coelho vai engana-la insistiu o mestre.



- Por que o senhor tem tanta certeza? - Perguntou o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 25 maio 2017 às 11:38 — Sem comentários

Lula: "Eu não me considero responsável pelos atos das pessoas que eu escolhi". E você, gestor?

Cada fato do quotidiano onde há um líder envolvido pode revelar, se olhado com a devida atenção, um conhecimento relevante para quem gerencia pessoas.

Por mais ignóbil que seja o depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro, o instante que destaco é quando, ao ser indagado se considerava responsável pelos atos criminosos de seus subordinados ele respondeu: “Eu não me considero responsável pelos atos das pessoas que eu escolhi”.

Se isso acontecesse dentro de uma…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 15 maio 2017 às 12:58 — Sem comentários

O trabalho em equipe renova as energias

Um membro de um determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso deixou de participar dos trabalhos. Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um fogo brilhante. Já imaginando o motivo da visita, o homem deu-lhe as boas-vindas, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder se fez confortável, mas não disse nada. No silêncio,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 maio 2017 às 13:00 — Sem comentários

Quando a reputação voa pelos ares

Alguns CEOs ainda imaginam que a experiência do consumidor é uma instalação feita em um shopping center para que potenciais clientes experimentem os produtos e serviços da empresa. Na verdade, a cada instante, por meio de cada transação, a experiência que é provocada no cliente, direta e indiretamente, ou cria valor para a companhia ou destrói. Seus funcionários são os principais responsáveis por ela.



O exemplo recente da United Airlines mostra que a má experiência pode…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 26 abril 2017 às 12:19 — Sem comentários

Você vê o que você reflete

Tempos atrás, em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube da existência desse lugar e decidiu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a porta da casa. Olhou através da grande porta envidraçada de entrada com as orelhas bem levantadas e o rabinho balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com os rabinhos balançando…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 19 abril 2017 às 14:00 — Sem comentários

Tite: quando o líder ganha o jogo

Quando Tite assumiu a seleção brasileira, em sua humildade característica disse que, apesar das vitórias iniciais, todos deveriam se preparar para as derrotas, pois não seria possível ganhar todas as partidas. Após oitos jogos e a classificação para a Copa de 2018, felizmente continuamos somente na fase de preparação para a adversidade.



Afinal, o que mudou na seleção com a chegada de Tite?



Em primeiro lugar, o foco no resultado. Se é verdade que não é possível ganhar todas,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 6 abril 2017 às 15:39 — Sem comentários

Siga em frente! Deixe que as coisas se acomodem

Um cocheiro dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco do carro, ele olhava para trás e via as abóboras todas desarrumadas. Então ele parava a carroça, descia e colocava todas novamente no lugar. Porém, mal reiniciava a viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo.



Então ele começou a ficar desanimado e pensou: “Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É simplesmente impossível percorrer esta estrada de terra e ao mesmo tempo manter as abóboras…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 março 2017 às 12:44 — Sem comentários

Por que preocupar-se com os novos gerentes?

Imagine se você fosse aos hospitais e descobrisse que 60% dos médicos nunca estudaram medicina básica. Ou, então, que nas companhias aéreas 70% dos pilotos nunca fizeram o curso básico de pilotagem de aviões. Seria aterrador, não?



Supreendentemente, um estudo mostra que 85% dos novos gerentes nunca tiveram treinamento sobre liderança. E me arrisco a dizer que mesmo os gestores com mais experiência também nunca passaram por ele. Portanto, você pode não encontrar um médico ou um…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 22 março 2017 às 13:28 — Sem comentários

© 2017   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço