Todas as mensagens do blog (323)

Você sabe fazer um gol de bicicleta na sua carreira?

Ao ver o gol de bicicleta feito por Cristiano Ronaldo no jogo do Real Madrid contra o Juventus – dia 3 de abril – o jogador inglês Peter Grouch tweetou: “Há poucos de nós que podem fazer isto”.

Na carreira de muitos profissionais que querem chegar lá, vejo que falta para eles a capacidade de fazerem um gol de bicicleta. Isto é, metaforicamente falando, serem capazes de realizar algo que faz parte de sua profissão, mas no mais alto nível possível de técnica, habilidade,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 3 julho 2018 às 19:06 — Sem comentários

Gestão de e-commerce, sem gestão de pessoas, não funciona

Recentemente tive um problema em uma loja virtual e tive de entrar em contato com a empresa. O atendimento foi feito por um computador que queria que eu falasse com ele, mas ele não me entendia. Depois de muita intuição para achar a opção, agora via teclado, consegui falar com uma atendente. Mas, ela estava despreparada para lidar com o problema. A solução que propôs, na verdade, era o que o sistema lhe permitia fazer e que não me atendia.

Agradeci, desliguei o telefone e, no dia…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 19 junho 2018 às 13:30 — Sem comentários

O que eu aprendi ao dar coachig para mulheres líderes empresariais

O extremo cuidado com as implicações de suas escolhas.

 

Uma executiva me procurou certa vez porque, no passado, desejara muito ser CEO, e havia conseguido! Entretanto, depois de três anos, descobriu que não desejava mais esse cargo para si.

 

Não havia nada de errado na empresa, ou em sua atuação. Apenas que a companhia, uma multinacional do setor de serviços, tinha um conjunto de regras de compliance que engessavam sua atuação, e, por mais que…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 8 março 2018 às 10:00 — Sem comentários

QUANDO HÁ UMA RATOEIRA NA CASA, TODOS CORREM PERIGO

Certa vez um rato olhou pelo buraco da parede e ficou aterrorizado quando viu o fazendeiro armando uma ratoeira. O rato saiu correndo para avisar aos outros animais. Quando avisou à galinha, ela disse:

- Mas isso não é problema meu, não me incomoda nem um pouco.

 

O rato foi avisar ao porco. Mas o porco também disse que nada podia fazer, pois também não era problema seu. O rato foi avisar à vaca sobre o perigo da ratoeira, mas a vaca pouco lhe deu atenção. Também…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 março 2018 às 11:00 — Sem comentários

Quais são as tendências para as profissões em 2018?

Sua carreira se desenvolve em uma empresa, que atua em um mercado, dentro de um país, que está no mundo. Portanto, para saber quais são as tendências de sua profissão, você deve procurar aumentar seu horizonte de consciência do que está acontecendo em cada uma dessas esferas de maneira a ter capacidade de agir antes que algum problema o atinja, ou para aproveitar uma oportunidade que começa a surgir.

 

Nesse sentido, o profissional brasileiro está diante de um cenário paradoxal…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 20 fevereiro 2018 às 15:26 — Sem comentários

ACREDITAR E AGIR

Certa vez um homem recebeu ajuda de um barqueiro para atravessar um rio. Ao entrar no barco o homem notou que em cada um dos remos estava escrito uma palavra. Em um dos remos estava escrito a palavra AGIR e o outro remo a palavra ACREDITAR.

 

Curioso o homem perguntou ao barqueiro a razão daqueles nomes originais. O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito acreditar, e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 janeiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

Quais profissões estarão em alta em 2018?

A principal recomendação para qualquer profissional em 2018 é: seja rápido.

 

As maiores oportunidades de prosperidade e sucesso de carreira ocorrem nas chamadas novas fronteiras, isto é, nos mercados que nunca existiram antes e surgem principalmente em decorrência de uma nova onda tecnológica. A dificuldade de reconhecê-las é enorme, pois o sucesso de algo novo não é visível para a maioria e representa riscos elevados para os iniciantes: assim, as décadas de 1920 e 30 foram…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 29 dezembro 2017 às 15:00 — Sem comentários

ABRA OS OLHOS PARA A VERDADE

Um homem vinha caminhando pela floresta quando viu uma raposa que perdera as pernas, e ficou curioso para ver como ela faria para sobreviver.

 

Viu então um tigre se aproximando com um animal abatido na boca. O tigre saciou a sua fome e deixou o resto da presa para a raposa se alimentar. No dia seguinte, Deus alimentou a raposa usando o mesmo tigre.

 

O homem maravilhou-se da grandiosidade de Deus e disse a si mesmo: "- Também eu irei me recolher num canto, com…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 12 dezembro 2017 às 15:00 — Sem comentários

Ninguém aguenta reuniões sem fim

Um dos maiores problemas para manter a agenda em ordem é a quantidade de reuniões que têm horário para começar, mas não acabam nunca. Isso é motivo de muita perda de energia, estresse e sensação de impotência diante do acúmulo de problemas. Principalmente quando o responsável pelo prolongamento da reunião é o chefe.

Eu já participei de reuniões nas quais as pessoas davam voltas para esclarecer o que estava ocorrendo. Não eram claras sobre o que precisavam. Pior, em alguns casos,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 novembro 2017 às 15:01 — Sem comentários

APAGUE DA MEMÓRIA OS PEQUENOS DESENTENDIMENTOS

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada dizer escreveu na areia: HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO. Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram tomar um banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um estilete e escreveu numa pedra: HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA. Intrigado, o amigo perguntou:

- Por que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 novembro 2017 às 13:59 — Sem comentários

Momento requer dos líderes mais atenção à motivação da equipe

A crise brasileira está em pleno curso, e há muita tensão em países importantes, como Arábia Saudita, Irã e Venezuela, que pode trazer um agravante internacional para nossa abalada economia. Ainda temos 13 milhões de desempregados, e, infelizmente, a melhora ainda não atinge todos os setores. Também há fortes variações na recuperação em um mesmo setor econômico. 

Em um cenário como esse, manter-se motivado e motivar os demais é um trabalho dificílimo para qualquer líder…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 10 novembro 2017 às 9:50 — Sem comentários

DESENVOLVA RELAÇÕES MAIS SÓLIDAS E MAIS CONFIANTES

Havia um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no quintal de sua casa. Um dia houve um vendaval muito forte e as árvores da rua e dos vizinhos caíram todas, pois não resistiram à força do vento. As únicas árvores que resistiram foram as da casa do médico. E ele contou para os vizinhos a razão das suas arvores serem tão resistentes. Ele jamais regava as mudas que plantava e por isso elas demoravam muito para crescer.



A sua teoria era que se regasse as plantas, as raízes se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 31 outubro 2017 às 11:30 — Sem comentários

Feedback não é para ser traumático

Já vi indivíduos traumatizados por conta de um feedback. No caso mais grave, conheci uma pessoa que teve uma hemorragia provocada pelo estresse de um feedback feito de maneira torturante: ela tinha de ficar de frente para uma parede e de costas para seu chefe e colegas de trabalho que lhe dariam os “feedbacks”, e ela só podia ouvir. Não sei quem foi o idealizador dessa prática infeliz, mas, para minha surpresa, foi aplicada até mesmo em empresas juniores no Brasil.



Um…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 23 outubro 2017 às 17:17 — Sem comentários

NÃO SE ESQUEÇA DO PRINCIPAL

Conta a lenda que uma mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:



- Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechara para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...



A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pós…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 17 outubro 2017 às 15:37 — Sem comentários

Quem não delega não lidera

A dificuldade em delegar ocorre frequentemente no indivíduo que foi alçado há pouco a um cargo gerencial. Embora eu já tenha visto esse problema em diretores e até presidentes de empresas. Sempre que um líder não delega acaba por sobrecarregar-se, o que é motivo de muito estresse e cansaço para si mesmo.



A equipe sob uma liderança centralizadora sente-se inferiorizada, sem poder e, com o passar do tempo, desmotivada.



A causa disso é que delegar requer…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 9 outubro 2017 às 13:15 — Sem comentários

TALVEZ AS COISAS NÃO SEJAM EXATAMENTE COMO VOCÊ PENSA

Certa vez uma moça estava na sala de espera do aeroporto. Para passar o tempo comprou um livro e um pacote de biscoito. Sentou-se numa poltrona e ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou:



- "Mas que cara de pau!" - A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:



- "O que será que este cara…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 setembro 2017 às 11:58 — Sem comentários

Pare de odiar quem faz follow-up

Seria uma falta de sinceridade minha não iniciar este texto com uma confissão: eu odeio follow-up! Não gosto de fazê-lo e muito menos que façam sobre meu trabalho. Entretanto, são notórios os problemas, as falhas e os erros que ocorrem quando o follow-up não é realizado. E, portanto, apesar de meu sentimento a respeito dessa competência de liderança, a exerço e permito que outros a exerçam sobre meu trabalho, sem reclamar.



Grande parte dos problemas que as pessoas, as…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 20 setembro 2017 às 15:24 — Sem comentários

TORNE O AMBIENTE MAIS LEVE EM MENOS CARREGADO DE MÁGOAS

Dois monges estavam atravessando um rio, quando encontraram uma mulher muito bonita, que também desejava atravessá-lo, mas estava com muito medo. Um deles, então, resolveu carregá-la até a outra margem. O outro monge ficou indignado com seu amigo. Afinal, ele havia quebrado uma regra, a de que um monge nunca deveria tocar numa mulher. Mas ele não disse nada. Apenas engoliu sua raiva.



Quilômetros se passaram até que chegaram ao mosteiro. O monge enraivecido se voltou para o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 11 setembro 2017 às 18:17 — Sem comentários

O plano de vida precede o de carreira

Um grande problema que observo nos executivos é a ausência de um plano de vida que oriente seu plano de carreira. Quando isso ocorre, há um hiato entre o que ele atingirá profissionalmente e a vida que realizará. Esse hiato pode ser intransponível se ele deixar para preenchê-lo ao fim de sua carreira profissional. Essa possibilidade por si só deveria ser motivo de angústia, incerteza e preocupação, entretanto, a maioria dos indivíduos a ignora.



A causa disso é que existem…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 agosto 2017 às 16:48 — Sem comentários

CUIDADO COM O LEÃO SURDO

Certa vez um caçador recebeu de um feiticeiro uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçaria os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada e convidou dois outros amigos caçadores. Logo no primeiro dia, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado à…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 agosto 2017 às 15:52 — Sem comentários

© 2018   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço