Todas as mensagens do blog (296)

VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE SUAS IDÉIAS

Conta a lenda que um príncipe ia ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, o rapaz lançou uma "disputa" entre todas as moças do Reino. Anunciou o seguinte desafio para um grupo de jovens que se haviam apresentado:



- Darei, para cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a mais bela flor, será minha esposa.



O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter muita…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 junho 2017 às 13:40 — Sem comentários

Modernidade é tudo de bom?

No 20.º Congresso Mega Brasil de Comunicação, ocorrido em maio, em São Paulo, um dos conferencistas falava sobre os benefícios de ele possuir um chip em seu punho esquerdo. Citou como exemplo a possibilidade de, no futuro, ser capaz de saber sobre sua saúde, de momento em momento, evitar e curar doenças precocemente. Mencionava também que uma mulher grávida poderia, com o auxílio desse dispositivo, acompanhar a gestação e prevenir problemas.



No decorrer do dia falou-se muito…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 junho 2017 às 15:20 — Sem comentários

TRANSFORME EM FORÇA A SUA FRAQUEZA

Um garoto de 10 anos de idade decidiu praticar judô, apesar de ter perdido seu braço esquerdo em um terrível acidente de carro. O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de treinamento, o mestre tinha-lhe ensinado somente um movimento. O garoto então disse:



- Mestre, não devo aprender mais movimentos? O mestre respondeu ao menino, calmamente e com convicção:



- Este é realmente o único movimento que você sabe, mas este é o único…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 5 junho 2017 às 13:05 — Sem comentários

Se ninguém formar líderes, como garantir o futuro da empresa, ou do País?

Quando uma organização não tem um plano para formação continuada de líderes está fadada ao fracasso. Independentemente de seu porte, as empresas sofrem quando perdem gestores e não dispõem de novos para colocar no lugar. Sem uma cabeça com a mesma capacidade da anterior, decisões erradas são tomadas e, nos piores casos, acarretam o declínio e a morte da companhia.



A causa disso é a empresa ter líderes com foco excessivo nas operações de curto e médio prazo. Concomitantemente…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 1 junho 2017 às 11:24 — Sem comentários

AS RAZÕES DO TRABALHO

Certa ocasião um mestre estava caminhando com seu aluno quando uma raposa passou correndo atrás de um coelho. O mestre apontou para os animais que corriam e disse ao aluno:



- Segundo uma fábula antiga, o coelho escapa da raposa e sobrevive.



- Não acho, respondeu o aluno. A raposa é muito mais rápida e logo alcançará o coelho.



- Mas o coelho vai engana-la insistiu o mestre.



- Por que o senhor tem tanta certeza? - Perguntou o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 25 maio 2017 às 11:38 — Sem comentários

Lula: "Eu não me considero responsável pelos atos das pessoas que eu escolhi". E você, gestor?

Cada fato do quotidiano onde há um líder envolvido pode revelar, se olhado com a devida atenção, um conhecimento relevante para quem gerencia pessoas.

Por mais ignóbil que seja o depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro, o instante que destaco é quando, ao ser indagado se considerava responsável pelos atos criminosos de seus subordinados ele respondeu: “Eu não me considero responsável pelos atos das pessoas que eu escolhi”.

Se isso acontecesse dentro de uma…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 15 maio 2017 às 12:58 — Sem comentários

O trabalho em equipe renova as energias

Um membro de um determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso deixou de participar dos trabalhos. Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um fogo brilhante. Já imaginando o motivo da visita, o homem deu-lhe as boas-vindas, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder se fez confortável, mas não disse nada. No silêncio,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 maio 2017 às 13:00 — Sem comentários

Quando a reputação voa pelos ares

Alguns CEOs ainda imaginam que a experiência do consumidor é uma instalação feita em um shopping center para que potenciais clientes experimentem os produtos e serviços da empresa. Na verdade, a cada instante, por meio de cada transação, a experiência que é provocada no cliente, direta e indiretamente, ou cria valor para a companhia ou destrói. Seus funcionários são os principais responsáveis por ela.



O exemplo recente da United Airlines mostra que a má experiência pode…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 26 abril 2017 às 12:19 — Sem comentários

Você vê o que você reflete

Tempos atrás, em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube da existência desse lugar e decidiu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a porta da casa. Olhou através da grande porta envidraçada de entrada com as orelhas bem levantadas e o rabinho balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com os rabinhos balançando…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 19 abril 2017 às 14:00 — Sem comentários

Tite: quando o líder ganha o jogo

Quando Tite assumiu a seleção brasileira, em sua humildade característica disse que, apesar das vitórias iniciais, todos deveriam se preparar para as derrotas, pois não seria possível ganhar todas as partidas. Após oitos jogos e a classificação para a Copa de 2018, felizmente continuamos somente na fase de preparação para a adversidade.



Afinal, o que mudou na seleção com a chegada de Tite?



Em primeiro lugar, o foco no resultado. Se é verdade que não é possível ganhar todas,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 6 abril 2017 às 15:39 — Sem comentários

Siga em frente! Deixe que as coisas se acomodem

Um cocheiro dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco do carro, ele olhava para trás e via as abóboras todas desarrumadas. Então ele parava a carroça, descia e colocava todas novamente no lugar. Porém, mal reiniciava a viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo.



Então ele começou a ficar desanimado e pensou: “Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É simplesmente impossível percorrer esta estrada de terra e ao mesmo tempo manter as abóboras…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 março 2017 às 12:44 — Sem comentários

Por que preocupar-se com os novos gerentes?

Imagine se você fosse aos hospitais e descobrisse que 60% dos médicos nunca estudaram medicina básica. Ou, então, que nas companhias aéreas 70% dos pilotos nunca fizeram o curso básico de pilotagem de aviões. Seria aterrador, não?



Supreendentemente, um estudo mostra que 85% dos novos gerentes nunca tiveram treinamento sobre liderança. E me arrisco a dizer que mesmo os gestores com mais experiência também nunca passaram por ele. Portanto, você pode não encontrar um médico ou um…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 22 março 2017 às 13:28 — Sem comentários

Segure seus ímpetos

Certa vez uma menina ganhou um brinquedo no dia do seu aniversário. Na manhã seguinte, uma amiguinha foi até sua casa lhe fazer companhia e brincar com ela. Mas a menina não podia ficar com a amiga, pois tinha que sair com a mãe. A amiga então pediu que a menina a deixasse ficar brincando com seu brinquedo novo. Ela não gostou muito da idéia, mas, por insistência da mãe, acabou concordando.

Quando retornou para casa, a amiguinha já não estava mais lá: tinha deixado o brinquedo fora da…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 9 março 2017 às 16:57 — Sem comentários

Três passos para se tornar um gerente cobrador

“Quando isso estará feito? Eu sou um cobrador que vocês não fazem ideia!”

Foi assim que o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., em reunião no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), se manifestou ao ser informado de que seriam instaladas câmeras de segurança na cidade. De fato, esse não é um rótulo que a maioria dos gerentes gosta de assumir. Mas é necessário. O verdadeiro gerente não apenas estabelece compromissos, mas, especialmente, os cumpre!

Quando o administrador…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 15 fevereiro 2017 às 11:48 — Sem comentários

Aprenda a dizer “não”

O vigia de uma pequena aldeia tinha a função de manter acesa a luz do farol. Para tanto, devia abastecê-lo com óleo dia e noite. Era um trabalho de muita responsabilidade, pois o farol guiava os navios que passavam por um local estreito, perigoso e cheio de rochas.

Próximo ao farol havia uma pequena aldeia e, constantemente, um morador de lá ia procurar o vigia para pedir-lhe um pouquinho de óleo para suas lamparinas. O vigia, homem muito bondoso, nunca lhe dizia “não”.

Agindo…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 7 fevereiro 2017 às 14:18 — Sem comentários

5 passos para superar as duras críticas que você recebe como gerente

Quando você decide ser líder deve saber que terá de conviver com críticas, e algumas delas poderão degenerar para agressões verbais e, nos piores casos, físicas.

A eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é um exemplo.

Donald Trump teve de bater 16 candidatos do Partido Republicano e Hillary Clinton em sua trajetória para a presidência. Portanto, não lhe faltarão pessoas que foram desagradadas por ele. Além disso, os anos Obama foram o ápice da esquerda…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 1 fevereiro 2017 às 12:01 — Sem comentários

Para quê comparar?

— Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior, e jamais havia me sentido assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo. Por que me sinto assustado agora?

O mestre falou:

— Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando a sala estava…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 24 janeiro 2017 às 12:21 — Sem comentários

Como evitar o provincianismo departamental na empresa

Certos comportamentos minam o espírito de equipe e o respeito mútuo.

Profissionais que, evidentemente, são especialistas em sua área de atuação e, portanto, a conhecem com abrangência e profundidade acreditam que os outros departamentos lidam com questões mais simples e menos importantes do que as deles. Já vi profissionais de RH falarem bobagem sobre marketing, analistas financeiros desdenharem de vendedores, engenheiros acharem que dominam administração e mesmo operários julgarem…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 17 janeiro 2017 às 11:21 — Sem comentários

O papel do consultor

O trator de um fazendeiro estava enguiçado e o fazendeiro chamou um técnico. Depois de uma verificação completa no veículo, o técnico pegou um martelo e deu uma única martelada numa determinada parte do motor. A máquina voltou a funcionar como se nunca tivesse dado problema. Quando, porém, o fazendeiro viu a conta, ficou zangado e reclamou:

— Como o senhor quer cobrar um valor desse por apenas uma única martelada?

— Meu amigo — respondeu o homem —, pela martelada em si cobrei um…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 11 janeiro 2017 às 16:06 — Sem comentários

O que esperar de 2017

Independentemente do que nos espera, é importante observar quais condições estão colocadas e o que elas sugerem como prováveis acontecimentos. Mesmo que não possamos afirmar que ocorrerão em 2017, ao menos será possível alguma precaução.

Foco nas condições e no que elas possibilitam que aconteça

Em primeiro lugar, o sistema financeiro baseado em moeda fiduciária, ou seja, lastreada em uma dívida a ser paga no futuro, por meio de títulos públicos, está se esgotando. Afinal, a…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 2 janeiro 2017 às 15:24 — Sem comentários

© 2017   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço