Todas as mensagens do blog (315)

Ninguém aguenta reuniões sem fim

Um dos maiores problemas para manter a agenda em ordem é a quantidade de reuniões que têm horário para começar, mas não acabam nunca. Isso é motivo de muita perda de energia, estresse e sensação de impotência diante do acúmulo de problemas. Principalmente quando o responsável pelo prolongamento da reunião é o chefe.

Eu já participei de reuniões nas quais as pessoas davam voltas para esclarecer o que estava ocorrendo. Não eram claras sobre o que precisavam. Pior, em alguns casos,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 novembro 2017 às 15:01 — Sem comentários

APAGUE DA MEMÓRIA OS PEQUENOS DESENTENDIMENTOS

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada dizer escreveu na areia: HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO. Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram tomar um banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um estilete e escreveu numa pedra: HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA. Intrigado, o amigo perguntou:

- Por que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 novembro 2017 às 13:59 — Sem comentários

Momento requer dos líderes mais atenção à motivação da equipe

A crise brasileira está em pleno curso, e há muita tensão em países importantes, como Arábia Saudita, Irã e Venezuela, que pode trazer um agravante internacional para nossa abalada economia. Ainda temos 13 milhões de desempregados, e, infelizmente, a melhora ainda não atinge todos os setores. Também há fortes variações na recuperação em um mesmo setor econômico. 

Em um cenário como esse, manter-se motivado e motivar os demais é um trabalho dificílimo para qualquer líder…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 10 novembro 2017 às 9:50 — Sem comentários

DESENVOLVA RELAÇÕES MAIS SÓLIDAS E MAIS CONFIANTES

Havia um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no quintal de sua casa. Um dia houve um vendaval muito forte e as árvores da rua e dos vizinhos caíram todas, pois não resistiram à força do vento. As únicas árvores que resistiram foram as da casa do médico. E ele contou para os vizinhos a razão das suas arvores serem tão resistentes. Ele jamais regava as mudas que plantava e por isso elas demoravam muito para crescer.



A sua teoria era que se regasse as plantas, as raízes se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 31 outubro 2017 às 11:30 — Sem comentários

Feedback não é para ser traumático

Já vi indivíduos traumatizados por conta de um feedback. No caso mais grave, conheci uma pessoa que teve uma hemorragia provocada pelo estresse de um feedback feito de maneira torturante: ela tinha de ficar de frente para uma parede e de costas para seu chefe e colegas de trabalho que lhe dariam os “feedbacks”, e ela só podia ouvir. Não sei quem foi o idealizador dessa prática infeliz, mas, para minha surpresa, foi aplicada até mesmo em empresas juniores no Brasil.



Um…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 23 outubro 2017 às 17:17 — Sem comentários

NÃO SE ESQUEÇA DO PRINCIPAL

Conta a lenda que uma mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:



- Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechara para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...



A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pós…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 17 outubro 2017 às 15:37 — Sem comentários

Quem não delega não lidera

A dificuldade em delegar ocorre frequentemente no indivíduo que foi alçado há pouco a um cargo gerencial. Embora eu já tenha visto esse problema em diretores e até presidentes de empresas. Sempre que um líder não delega acaba por sobrecarregar-se, o que é motivo de muito estresse e cansaço para si mesmo.



A equipe sob uma liderança centralizadora sente-se inferiorizada, sem poder e, com o passar do tempo, desmotivada.



A causa disso é que delegar requer…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 9 outubro 2017 às 13:15 — Sem comentários

TALVEZ AS COISAS NÃO SEJAM EXATAMENTE COMO VOCÊ PENSA

Certa vez uma moça estava na sala de espera do aeroporto. Para passar o tempo comprou um livro e um pacote de biscoito. Sentou-se numa poltrona e ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou:



- "Mas que cara de pau!" - A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:



- "O que será que este cara…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 setembro 2017 às 11:58 — Sem comentários

Pare de odiar quem faz follow-up

Seria uma falta de sinceridade minha não iniciar este texto com uma confissão: eu odeio follow-up! Não gosto de fazê-lo e muito menos que façam sobre meu trabalho. Entretanto, são notórios os problemas, as falhas e os erros que ocorrem quando o follow-up não é realizado. E, portanto, apesar de meu sentimento a respeito dessa competência de liderança, a exerço e permito que outros a exerçam sobre meu trabalho, sem reclamar.



Grande parte dos problemas que as pessoas, as…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 20 setembro 2017 às 15:24 — Sem comentários

TORNE O AMBIENTE MAIS LEVE EM MENOS CARREGADO DE MÁGOAS

Dois monges estavam atravessando um rio, quando encontraram uma mulher muito bonita, que também desejava atravessá-lo, mas estava com muito medo. Um deles, então, resolveu carregá-la até a outra margem. O outro monge ficou indignado com seu amigo. Afinal, ele havia quebrado uma regra, a de que um monge nunca deveria tocar numa mulher. Mas ele não disse nada. Apenas engoliu sua raiva.



Quilômetros se passaram até que chegaram ao mosteiro. O monge enraivecido se voltou para o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 11 setembro 2017 às 18:17 — Sem comentários

O plano de vida precede o de carreira

Um grande problema que observo nos executivos é a ausência de um plano de vida que oriente seu plano de carreira. Quando isso ocorre, há um hiato entre o que ele atingirá profissionalmente e a vida que realizará. Esse hiato pode ser intransponível se ele deixar para preenchê-lo ao fim de sua carreira profissional. Essa possibilidade por si só deveria ser motivo de angústia, incerteza e preocupação, entretanto, a maioria dos indivíduos a ignora.



A causa disso é que existem…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 agosto 2017 às 16:48 — Sem comentários

CUIDADO COM O LEÃO SURDO

Certa vez um caçador recebeu de um feiticeiro uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçaria os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada e convidou dois outros amigos caçadores. Logo no primeiro dia, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado à…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 agosto 2017 às 15:52 — Sem comentários

Google e a estranha visão da diversidade reinante

Já imaginava que James Damore, o engenheiro de software do Google seria localizado e demitido. Afinal, suas ideias, expressas em um memorando interno à empresa e divulgado pelo site Gizmodo, são diversas daquelas apregoadas pela política de diversidade da empresa. (*)



Não são apenas os donos da Alphabet – holding da qual o Google faz parte – mas, majoritariamente, os proprietários de grandes grupos têm as mesmas preferências que eles. E as pessoas sentem verdadeiro pavor de…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 9 agosto 2017 às 12:45 — Sem comentários

O TURBANTE E A VAIDADE DO REI

A história conta que um sábio apareceu na corte com um magnífico turbante, pedindo dinheiro para caridade.



O rei, ao ver o homem com o turbante falou:



- Você veio me pedir dinheiro, e está usando um ornamento muito caro na cabeça. Quanto custou esta peça extraordinária?



- Quinhentas moedas de ouro - Respondeu o sábio.



O discípulo falou baixinho para o sábio: “É mentira. Nenhum turbante custa esta fortuna”.



O…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 agosto 2017 às 15:29 — Sem comentários

Para o gerente, tão importante quanto agir é saber a verdade da situação da empresa

Um grande problema ocorre quando o gerente está mais preocupado em agir do que em compreender a verdade da situação na qual se encontra. Essa proatividade sem consciência é causa de muitos erros, estresse e frustração – e, nos piores casos, pode acarretar dano à própria carreira, demissões desnecessárias e prejuízos para a empresa.



A causa disso é que vivemos um momento crítico, em que a ação veloz é solicitada a todo o momento para sanar problemas imediatos, como, por…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 julho 2017 às 17:51 — Sem comentários

EXEMPLO DE CORAGEM E DETERMINAÇÕES

A águia coloca o ninho com os filhotes bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.



A águia-mãe empurra seus filhotes para a beirada do ninho. Nesse momento seu coração se acelera com as emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo em que empurra, sente a resistência dos filhotes em não querer ir para a ponta do precipício. Para os filhotes a emoção de voar começa com o medo de cair. Isso faz parte da natureza da espécie.…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 julho 2017 às 11:51 — Sem comentários

Rogério Ceni e a velha dúvida: todos podem ser líderes?

A primeira competência a ser desenvolvida por alguém que decide se transformar em líder é a coragem. Sem ela, nenhuma outra é necessária ou será suficiente.



Rogério Ceni foi um dos maiores atletas de seu tempo e deixou sua marca na história como o maior goleiro-artilheiro de todos os tempos. Foi um ato de coragem escolher um grande time como o São Paulo para iniciar sua carreira de treinador.



Entretanto, ao ser promovido para o cargo, não conseguiu obter os…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 julho 2017 às 17:37 — Sem comentários

A HONESTIDADE É UM VALOR MUITO PESSOAL

Conta a lenda que havia um mestre que vivia junto com um grande número de discípulos. Eles viviam de esmolas e doações. Eles viviam reclamando das condições precárias do templo. Um dia o mestre deu a seguinte orientação:



- Vocês devem ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação de dinheiro. Desta forma, nós seremos capazes de fazer uma boa reforma em nosso templo. Peço que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 julho 2017 às 11:45 — Sem comentários

Você tem conhecimento suficiente para resolver seus problemas e os da empresa?

Uma pesquisa da Korn Ferry mostrou que “apenas 23% das empresas estão confiantes de que seus executivos possuem capacidade de liderança para executar suas estratégias. E somente 18% das companhias confiam em que sua equipe de comando demonstra ter as atitudes necessárias para cumprir, com êxito, as prioridades estratégicas de cada negócio”. (*)



Sem dúvida isso é razão de elevada incerteza, provável declínio da companhia e prejuízos.



Entre as muitas causas…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 28 junho 2017 às 12:24 — Sem comentários

VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE SUAS IDÉIAS

Conta a lenda que um príncipe ia ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, o rapaz lançou uma "disputa" entre todas as moças do Reino. Anunciou o seguinte desafio para um grupo de jovens que se haviam apresentado:



- Darei, para cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a mais bela flor, será minha esposa.



O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter muita…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 junho 2017 às 13:40 — Sem comentários

© 2017   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço