Você sabe fazer um gol de bicicleta na sua carreira?

Ao ver o gol de bicicleta feito por Cristiano Ronaldo no jogo do Real Madrid contra o Juventus – dia 3 de abril – o jogador inglês Peter Grouch tweetou: “Há poucos de nós que podem fazer isto”.

Na carreira de muitos profissionais que querem chegar lá, vejo que falta para eles a capacidade de fazerem um gol de bicicleta. Isto é, metaforicamente falando, serem capazes de realizar algo que faz parte de sua profissão, mas no mais alto nível possível de técnica, habilidade, conhecimento e ousadia. E essa incapacidade gera muita frustração e uma sensação de que jamais chegarão ao topo de suas carreiras. Ou, o que é pior, de que são injustiçados.

A causa disso é que muitos profissionais, especialmente jovens, não são informados sobre quais suas responsabilidades no ambiente empresarial e qual o real contexto no qual se encontram. E possuem uma visão romântica a respeito de onde estão, do que precisam fazer e de suas potencialidades.

A solução passa, necessariamente por um banho de realidade.

Em primeiro lugar, todo profissional deve interessar-se em conhecer como funciona a empresa como um todo, e não apenas sua área de atuação. Eu mesmo, quando trabalhava em computação, adorava as questões técnicas e pouco me importava as agruras dos vendedores da empresa. Com o tempo, passei a ver que toda minha atuação dependia do negócio da companhia ir bem e, portanto, eu tinha de entender de negócios para atuar melhor. Ainda hoje, vejo profissionais de origem técnica, e que já são gerentes, mas que não fazem ideia do que seja uma venda, uma fatura, uma nota fiscal ou mesmo um balanço da empresa.

Fazer um golaço tecnicamente que não contribui em nada para a empresa e para os clientes é como fazer um drible sensacional fora das linhas do campo.

O segundo fundamento é conhecer o contexto no qual se encontra. Afinal,sua carreira se desenvolve em uma empresa, que atua em um mercado em um ou mais países. Portanto, quanto mais você amplia seu horizonte de consciência de modo a compreender quais forças atuam no mundo, quais interferem no seu país e mercado e, consequentemente, em sua empresa, maiores suas chances de sucesso. Isso acontecerá porque você poderá avaliar, diante desse quadro, quais elementos você realmente compreende e, principalmente, controla ou influencia.

Não vale muito você se esforçar para jogar seriamente, mas não se preocupar em saber se o juiz está comprado ou o campeonado já foi combinado previamente.

Não adianta, também, achar que estudar pouco, ter um conhecimento raso ou um certificado te levarão ao topo. Você tem de estudar e treinar muito e constantemente, ter um conhecimento profundo em sua área de atuação e compreender que o verdadeiro certificado é o cliente voltar a comprar da empresa por anos a fio. Sem clientes leais, não há lucro. Sem lucro, sua carreira não irá a lugar nenhum.

 

Time que joga bem, mas não faz gol, não ganha campeonato.

Por último, no Brasil, a má formação das pessoas faz os relacionamentos terem uma importância estratosférica e, assim como na política, algumas empresas foram capturadas por profissionais de má índole que montaram uma verdadeira gangue. Em um momento de crise elas se defendem com unhas e dentes e causam um inferno na carreira dos demais profissionais. Se você não se preocupar em ter força física, psicológica e espiritual, não aguentará a batalha até o topo. Ela é extenuante e injusta.

Logo, se você não estiver preparado para levar cotoveladas, rasteiras e saber revidar e continuar jogando, é melhor nem entrar em campo. A vida é duríssima, acostume-se com isso e prepare-se.

 

Não é a toa que quanto maior o nível de consciência sobre a realidade da vida, alguém que faz um gol de bicicleta é motivo de muita admiração.

 

O mundo precisa de pessoas inspiradoras que, apesar de todas as agruras do jogo e do campeonato, saibam fazer golaços. Torço para que você seja uma delas.

 

Vamos em frente!

 

Exibições: 325

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço