Blog de Alexandre Rangel (156)

Fake news estão na mira dos líderes corporativos

Não é difícil perceber as imensas dificuldades que uma pessoa teria se acreditasse que dois mais dois são cinco. Entretanto, se um erro de soma é fácil de ser percebido, o mesmo não ocorre com outras informações. E, se elas são relevantes para a tomada de decisão, as consequências podem ser catastróficas.

 

Quer seja na vida pessoal, na carreira ou na liderança executiva e empresarial, a verdade desempenha papel fundamental em nossas escolhas. Ela é uma alavanca que, se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 1 agosto 2018 às 11:44 — Sem comentários

Qual a sua responsabilidade com sua carreira?

Carreira profissional é uma construção. Quando um profissional acha que chegou lá porque conseguiu um certificado, ele confunde o fim com o princípio da carreira. Ter um certificado é o começo, não a finalidade de uma carreira. Não é à toa que vejo muitos profissionais inseguros, que, inadvertidamente, têm enriquecido empresas e pessoas que prometem: o curso, o método e, é claro, o certificado definitivo para seu sucesso na carreira. Mas ele nunca chega.

 

Se sua carreira é uma…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 23 julho 2018 às 18:09 — Sem comentários

Qual a sua responsabilidade com sua carreira?

Carreira profissional é uma construção. Quando um profissional acha que chegou lá porque conseguiu um certificado, ele confunde o fim com o princípio da carreira. Ter um certificado é o começo, não a finalidade de uma carreira. Não é à toa que vejo muitos profissionais inseguros, que, inadvertidamente, têm enriquecido empresas e pessoas que prometem: o curso, o método e, é claro, o certificado definitivo para seu sucesso na carreira. Mas ele nunca chega.

 

Se sua carreira é uma…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 23 julho 2018 às 18:07 — Sem comentários

Você sabe fazer um gol de bicicleta na sua carreira?

Ao ver o gol de bicicleta feito por Cristiano Ronaldo no jogo do Real Madrid contra o Juventus – dia 3 de abril – o jogador inglês Peter Grouch tweetou: “Há poucos de nós que podem fazer isto”.

Na carreira de muitos profissionais que querem chegar lá, vejo que falta para eles a capacidade de fazerem um gol de bicicleta. Isto é, metaforicamente falando, serem capazes de realizar algo que faz parte de sua profissão, mas no mais alto nível possível de técnica, habilidade,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 3 julho 2018 às 19:06 — Sem comentários

Gestão de e-commerce, sem gestão de pessoas, não funciona

Recentemente tive um problema em uma loja virtual e tive de entrar em contato com a empresa. O atendimento foi feito por um computador que queria que eu falasse com ele, mas ele não me entendia. Depois de muita intuição para achar a opção, agora via teclado, consegui falar com uma atendente. Mas, ela estava despreparada para lidar com o problema. A solução que propôs, na verdade, era o que o sistema lhe permitia fazer e que não me atendia.

Agradeci, desliguei o telefone e, no dia…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 19 junho 2018 às 13:30 — Sem comentários

QUANDO HÁ UMA RATOEIRA NA CASA, TODOS CORREM PERIGO

Certa vez um rato olhou pelo buraco da parede e ficou aterrorizado quando viu o fazendeiro armando uma ratoeira. O rato saiu correndo para avisar aos outros animais. Quando avisou à galinha, ela disse:

- Mas isso não é problema meu, não me incomoda nem um pouco.

 

O rato foi avisar ao porco. Mas o porco também disse que nada podia fazer, pois também não era problema seu. O rato foi avisar à vaca sobre o perigo da ratoeira, mas a vaca pouco lhe deu atenção. Também…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 março 2018 às 11:00 — Sem comentários

ACREDITAR E AGIR

Certa vez um homem recebeu ajuda de um barqueiro para atravessar um rio. Ao entrar no barco o homem notou que em cada um dos remos estava escrito uma palavra. Em um dos remos estava escrito a palavra AGIR e o outro remo a palavra ACREDITAR.

 

Curioso o homem perguntou ao barqueiro a razão daqueles nomes originais. O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito acreditar, e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 janeiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

ABRA OS OLHOS PARA A VERDADE

Um homem vinha caminhando pela floresta quando viu uma raposa que perdera as pernas, e ficou curioso para ver como ela faria para sobreviver.

 

Viu então um tigre se aproximando com um animal abatido na boca. O tigre saciou a sua fome e deixou o resto da presa para a raposa se alimentar. No dia seguinte, Deus alimentou a raposa usando o mesmo tigre.

 

O homem maravilhou-se da grandiosidade de Deus e disse a si mesmo: "- Também eu irei me recolher num canto, com…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 12 dezembro 2017 às 15:00 — Sem comentários

APAGUE DA MEMÓRIA OS PEQUENOS DESENTENDIMENTOS

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada dizer escreveu na areia: HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO. Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram tomar um banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um estilete e escreveu numa pedra: HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA. Intrigado, o amigo perguntou:

- Por que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 novembro 2017 às 13:59 — Sem comentários

DESENVOLVA RELAÇÕES MAIS SÓLIDAS E MAIS CONFIANTES

Havia um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no quintal de sua casa. Um dia houve um vendaval muito forte e as árvores da rua e dos vizinhos caíram todas, pois não resistiram à força do vento. As únicas árvores que resistiram foram as da casa do médico. E ele contou para os vizinhos a razão das suas arvores serem tão resistentes. Ele jamais regava as mudas que plantava e por isso elas demoravam muito para crescer.



A sua teoria era que se regasse as plantas, as raízes se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 31 outubro 2017 às 11:30 — Sem comentários

NÃO SE ESQUEÇA DO PRINCIPAL

Conta a lenda que uma mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:



- Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechara para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...



A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pós…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 17 outubro 2017 às 15:37 — Sem comentários

TALVEZ AS COISAS NÃO SEJAM EXATAMENTE COMO VOCÊ PENSA

Certa vez uma moça estava na sala de espera do aeroporto. Para passar o tempo comprou um livro e um pacote de biscoito. Sentou-se numa poltrona e ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou:



- "Mas que cara de pau!" - A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:



- "O que será que este cara…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 setembro 2017 às 11:58 — Sem comentários

TORNE O AMBIENTE MAIS LEVE EM MENOS CARREGADO DE MÁGOAS

Dois monges estavam atravessando um rio, quando encontraram uma mulher muito bonita, que também desejava atravessá-lo, mas estava com muito medo. Um deles, então, resolveu carregá-la até a outra margem. O outro monge ficou indignado com seu amigo. Afinal, ele havia quebrado uma regra, a de que um monge nunca deveria tocar numa mulher. Mas ele não disse nada. Apenas engoliu sua raiva.



Quilômetros se passaram até que chegaram ao mosteiro. O monge enraivecido se voltou para o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 11 setembro 2017 às 18:17 — Sem comentários

CUIDADO COM O LEÃO SURDO

Certa vez um caçador recebeu de um feiticeiro uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçaria os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada e convidou dois outros amigos caçadores. Logo no primeiro dia, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado à…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 agosto 2017 às 15:52 — Sem comentários

O TURBANTE E A VAIDADE DO REI

A história conta que um sábio apareceu na corte com um magnífico turbante, pedindo dinheiro para caridade.



O rei, ao ver o homem com o turbante falou:



- Você veio me pedir dinheiro, e está usando um ornamento muito caro na cabeça. Quanto custou esta peça extraordinária?



- Quinhentas moedas de ouro - Respondeu o sábio.



O discípulo falou baixinho para o sábio: “É mentira. Nenhum turbante custa esta fortuna”.



O…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 agosto 2017 às 15:29 — Sem comentários

EXEMPLO DE CORAGEM E DETERMINAÇÕES

A águia coloca o ninho com os filhotes bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.



A águia-mãe empurra seus filhotes para a beirada do ninho. Nesse momento seu coração se acelera com as emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo em que empurra, sente a resistência dos filhotes em não querer ir para a ponta do precipício. Para os filhotes a emoção de voar começa com o medo de cair. Isso faz parte da natureza da espécie.…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 julho 2017 às 11:51 — Sem comentários

A HONESTIDADE É UM VALOR MUITO PESSOAL

Conta a lenda que havia um mestre que vivia junto com um grande número de discípulos. Eles viviam de esmolas e doações. Eles viviam reclamando das condições precárias do templo. Um dia o mestre deu a seguinte orientação:



- Vocês devem ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação de dinheiro. Desta forma, nós seremos capazes de fazer uma boa reforma em nosso templo. Peço que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 julho 2017 às 11:45 — Sem comentários

VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE SUAS IDÉIAS

Conta a lenda que um príncipe ia ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, o rapaz lançou uma "disputa" entre todas as moças do Reino. Anunciou o seguinte desafio para um grupo de jovens que se haviam apresentado:



- Darei, para cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a mais bela flor, será minha esposa.



O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter muita…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 junho 2017 às 13:40 — Sem comentários

TRANSFORME EM FORÇA A SUA FRAQUEZA

Um garoto de 10 anos de idade decidiu praticar judô, apesar de ter perdido seu braço esquerdo em um terrível acidente de carro. O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de treinamento, o mestre tinha-lhe ensinado somente um movimento. O garoto então disse:



- Mestre, não devo aprender mais movimentos? O mestre respondeu ao menino, calmamente e com convicção:



- Este é realmente o único movimento que você sabe, mas este é o único…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 5 junho 2017 às 13:05 — Sem comentários

AS RAZÕES DO TRABALHO

Certa ocasião um mestre estava caminhando com seu aluno quando uma raposa passou correndo atrás de um coelho. O mestre apontou para os animais que corriam e disse ao aluno:



- Segundo uma fábula antiga, o coelho escapa da raposa e sobrevive.



- Não acho, respondeu o aluno. A raposa é muito mais rápida e logo alcançará o coelho.



- Mas o coelho vai engana-la insistiu o mestre.



- Por que o senhor tem tanta certeza? - Perguntou o…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 25 maio 2017 às 11:38 — Sem comentários

© 2018   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço