O comportamento do juiz Flávio Roberto de Souza, que foi responsável pelos processos contra Eike Batista e que foi visto dirigindo um de seus carros apreendidos, nos faz pensar que o problema das pessoas, e não apenas das novas gerações, nunca foi a respeito de seu comportamento nas redes sociais, mas em todos os lugares. E nós somos observados praticamente em todos os momentos. 

É verdade que algumas pessoas agem de maneira antiética, para dizer o mínimo, mas, o grande risco que corremos é nosso comportamento e palavras serem retirados do contexto e interpretados de um modo que não imaginamos. Claro que não estou me referindo a ações criminosas, mas atos quotidianos que podem ser considerados ofensivos ou inapropriados por alguém que os vê a distância.

A causa disso é que as transformações em nosso mundo são intensas e nem sempre visíveis e as pessoas não as acompanham com a devida velocidade. Ignorar que hoje todos estão com sua câmera e microfone ligados, é correr o risco de ser capturado fazendo ou dizendo algo que pode ser mal interpretado.

Uma luz para isso é minimizarmos os atos impensados e refletir com maior atenção sobre os motivos que nos levam a falar e agir em cada situação. Portanto, tudo começa com o propósito de cada gesto e palavra. Não é nada fácil escolher um propósito para cada momento, mas determiná-lo é um caminho mais seguro para delinear o que dizer e o que não dizer. Que ações tomar e quais evitar. 

Quando estiver do outro lado, ou seja, vendo uma ação ou diálogo que considera suspeitos, é melhor pensar novamente se o que está observando não foi retirado do contexto. Afinal, todos nós temos uma certa inflexão julgadora e, nesse papel, queremos que as demais pessoas sejam perfeitas e politicamente corretas. 

Isso nos torna duros demais com os fatos da vida e, por vezes, desumanos. Essa desumanização, levada a extremos, pode causar situações sérias e sem retorno. Como o caso daquela mulher que foi linchada em Guarujá, São Paulo, em 2014, acusada de fazer rituais de magia negra com crianças. A informação era falsa, mas correu as redes sociais com ares de verdade e as pessoas tomaram a justiça em suas próprias mãos.

O importante é que sejamos mais conscientes de momento a momento de cada ato e como ele pode se refletir em nossas vidas e carreiras.

Em um momento tão difícil como o atual, onde recebemos tantas notícias de crimes, imoralidades e desfaçatez daqueles que deveriam dar o exemplo, devemos buscar, ainda que a custa de muito esforço, manter a lucidez ao agir e ao interpretar outras pessoas. Afinal, a serenidade e o propósito elevado podem fazer muito bem a nossas vidas, carreiras e ao mundo.

Vamos em frente!

Exibições: 193

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço