Aja com sabedoria e não apenas por compaixão

Certa vez um camponês encontrou uma cobra morrendo em seu sítio. Vendo o sofrimento dela, encheu-se de compaixão. Apanhou a cobra e a levou para casa. Deu leite morno a ela, envolveu-a em um cobertor macio e, com carinho, colocou-a a seu lado na cama quando foi dormir. Pela manhã, o camponês estava morto.

Por que ele foi morto? Porque só agiu movido pela compaixão e não também pela sabedoria. Se você pegar uma cobra, ela o picará. Quando encontrar um meio de salvar a cobra sem segurá-la, você terá conseguido equilibrar sabedoria e compaixão, e ambos ficarão felizes.

Sabedoria e compaixão devem andar juntas. Ter uma sem a outra é como andar com um pé só. Você pode conseguir pular algumas vezes, mas acabará caindo. Se equilibrar as duas, você andará muito bem, vagarosa e elegantemente, passo a passo.

Quantas vezes, por só sentirmos compaixão pelas pessoas, deixamos que a qualidade delas caia, condescendemos com seus erros, toleramos a incompetência... No fim, tudo se vira contra você mesmo e contra a empresa. Como diretor ou gerente, guie-se pela sabedoria e não apenas pela compaixão.

Exibições: 730

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço