Não deixe o importantismo acabar com sua carreira

Um grande problema ocorre quando o gerente perde o critério apropriado para escolher a que pessoas atender no seu trabalho. Se considera importante demais, fala sempre com os mesmos indivíduos e, com o tempo, se torna desatualizado.

A vida passa, o gestor sente-se seguro em sua posição, começa a rejeitar novos fornecedores ou indivíduos que gostariam de mostrar-lhe novidades até que, de repente, perde o emprego. Percebe, então, que está parado no tempo e tem dificuldade para procurar quem possa auxiliá-lo na busca pela recolocação. Afinal, maltratou as pessoas que pertencem ou gostariam pertencer à sua rede de relacionamentos.

Isso ocorre quando o gestor se deixa afogar em tarefas inúteis e sem sentido, mas colocadas para ele como urgentes e relevantes. Então se sente importante demais para questionar e suspender a rotina, e perde o contato com o que vai pelo mundo. Não para o que faz para ouvir e refletir. É como se sofresse de algo que chamarei de importantismo. Ou seja, o gerente acha sempre que é importante demais para ser interrompido agora. 

A solução passa necessariamente por ouvir pessoas que desejam apresentar novas ideias, alertar sobre padrões e mudanças no horizonte de nossa área de atuação.

Por impossível que pareça, temos de aprender constantemente e ouvir a todos. 

Portanto, você deve avaliar quais indivíduos devem fazer parte de sua rede de relacionamento. E atualizá-la constantemente. Se você for a pessoa mais inteligente entre seus contatos, alguma coisa está errada. Quem tem de ser mais inteligente em sua rede, é a própria rede.  

O mundo nunca mais mudará de maneira tão lenta. As mudanças serão exponenciais. Portanto, quando algo se tornar perceptível e incomodá-lo a ponto de forçá-lo a agir, poderá ser tarde demais. 

As manifestações dos taxistas em São Paulo, contra o Über, no começo desse outono são emblemáticas nesse sentido. O Über é um aplicativo que permite ao usuário ter seu próprio motorista quando precisar. O que representa uma concorrência direta ao serviço de táxi que, para funcionar, possui um mercado de licenças, cooperativas e pontos de táxi. Entretanto, no dia em que os taxistas protestaram e, portanto, não estavam disponíveis, foi quando mais o Über conquistou novos usuários. Por motivo óbvio. 

Você tem de estar atento e saber o mais rápido possível sobre qual software, aplicativo, padrão ou tendência irá mexer de maneira decisiva com o mundo, seu mercado, a empresa onde trabalha e sua carreira. Mas, se você está fazendo coisas importantes demais para o momento, está deixando esse aprendizado para depois.
E o depois chegará na forma de uma demissão, ou, o que é pior, do fim de sua empresa ou mercado onde atua.  

Por essa razão você precisa ouvir mais pessoas que lhe tragam o novo, que lhe mostrem a direção para qual o mundo caminha. 

Sua jornada profissional merece uma bússola de qualidade e a experiência combinada de toda sua rede para ajudar-lhe a escolher o caminho apropriado. Pois, como diz o ditado Sul Africano: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado” 

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino

Exibições: 228

Comentar

Você precisa ser um membro de Alliance Coaching para adicionar comentários!

Entrar em Alliance Coaching

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço