setembro 2014 Posts no Blog (9)

Para que tanta reunião?

É impressionante a quantidade de reuniões infrutíferas nas empresas. Elas são marcadas em cima da hora, as pessoas chegam atrasadas e ficam acessando os e-mails no decorrer dos debates. Frequentemente, o horário de término não é respeitado. Isso acarreta muito estresse, perda de tempo e de energia, e a sensação de que a maioria desses encontros não deveria ter ocorrido.…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 29 setembro 2014 às 16:20 — Sem comentários

O momento certo

Um dia um homem entrou num mosteiro e encontrou um monge sorrindo, sentado no altar.

— Por que o senhor está sorrindo? — perguntou ao monge.

— Porque entendo o significado das bananas — disse o monge abrindo a bolsa que carregava e tirando de lá uma banana podre. — Esta é a vida que passou e que não foi aproveitada no momento certo, e agora é tarde demais. Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde. Mostrou ao homem e tornou a guardá-la. — Essa é a vida que ainda não…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 25 setembro 2014 às 9:00 — Sem comentários

Vale tudo para ser presidente?

A verdade é a primeira a morrer em uma guerra. Por esse motivo, devemos levar as disputas por cargos elevados na empresa, (ou no país), para um campo mais seguro. Nem todos os duelos devem sem encarados como uma guerra, pois, nela o objetivo é destruir o inimigo. Quando as disputas se transformam em guerras temos um vale-tudo, no qual a emoção fica acima da razão e a…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 22 setembro 2014 às 15:31 — Sem comentários

Pessoas inertes

Conta a lenda que certo dia um jovem passava por uma aldeia debaixo de um temporal, quando viu uma casa se incendiando.

Ao se aproximar, notou que havia um homem dentro da casa, sentado na sala em chamas, já com fogo na altura das sobrancelhas. O jovem gritou:

— Sua casa está pegando fogo!

— Eu sei — respondeu o homem.

— E por que não sai daí?

— Porque está chovendo lá fora e minha mãe me disse que na chuva eu posso pegar uma pneumonia...

Quando leio…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 18 setembro 2014 às 9:00 — Sem comentários

Quando o feedback faz mal

Já ouvi relatos de indivíduos que foram parar no psicólogo após uma sessão de feedback. Eles passaram por situações cruéis como ser colocados em frente a uma parede, de costas para um grupo formado por seu chefe e pares que os criticavam à vontade, sem os profissionais poderem responder. Uma situação humilhante.

A principal função de um líder…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 15 setembro 2014 às 16:53 — Sem comentários

Se tiver que decidir, decida logo e evite sofrimento

Certa vez, a mãe de um menino de dez anos obrigou o filho a participar das aulas de educação física. Um dos exercícios era pular de uma ponte na água. O garoto morria de medo. Ficava no último lugar da fila e sofria a cada salto dado por um colega na frente dele, porque em pouco tempo chegaria sua vez de saltar.

Um dia, percebendo o medo do garoto, o professor obrigou-o a ser o primeiro a pular. O garoto sentiu o mesmo medo, mas ele acabou tão rápido que depois disso passou a…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 11 setembro 2014 às 9:00 — Sem comentários

Corrupção e carreira

Em um país que promove sistematicamente a corrupção como forma de obter renda, ser ético é escalar uma montanha sem topo. É desanimador ver o quanto nossa cultura valoriza aqueles que não seguem as regras do jogo. De quem consegue furar uma fila no banco, até aqueles que conseguem criar um esquema na Petrobrás, muitos, tacitamente, os admiram.…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 8 setembro 2014 às 16:44 — Sem comentários

O que faz um funcionário mentir

Esta é a história de um funcionário que teve a prestação de contas rejeitada pelo chefe.

Ao retornar de viagem, o funcionário fez sua prestação de contas e nela incluiu o valor de R$ 8,00 referente a um guarda-chuva que havia perdido durante a viagem. Ele achou justo ser reembolsado, já que o havia perdido quando estava a serviço da empresa.

O gerente, ao revisar a prestação de contas, resolveu não aprovar o valor de R$ 8,00, pois nas normas da empresa não estava previsto…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 4 setembro 2014 às 9:00 — Sem comentários

O que aprendi com as palavras de Antônio Ermírio de Moraes

Admiro muito os líderes empreendedores pela sua capacidade de fomentar ideias, congregar pessoas, construir organizações e crescer. Também acho formidável alguém que você nunca conheceu pessoalmente conseguir ensinar-lhe por meio de palavras, textos, ou em uma simples entrevista. 

Ainda me recordo da vez que, em 1.997, Antônio Ermírio de…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 2 setembro 2014 às 16:37 — Sem comentários

© 2019   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço