maio 2016 Posts no Blog (9)

O pessimista sempre traz com ele a infelicidade

Era uma vez um comerciante amador que prosperava vendendo lanches rápidos em uma rua sossegada perto de uma estrada de grande movimento. Seus salgadinhos passaram a ser tão disputados que as instalações, com o tempo, se tornaram pequenas para atender à demanda crescente. Então, ele começou a investir em novas dependências, mais amplas, modernas e mais próximas da estrada, além de instalar letreiros e avisos luminosos em pontos estratégicos. Seu filho, pós-graduado em Economia e Administração…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 31 maio 2016 às 16:59 — Sem comentários

Facebook, Apple, governos e a punição da virtude

A prisão do executivo do Facebook no Brasil, a pressão do governo americano, via FBI, para que a Apple quebre a segurança de seu iPhone, a inflação no Brasil e as taxas de juros negativas no Japão e em países europeus são eventos aparentemente não inter-relacionados. Entretanto, eles me lembram uma experiência que tive em 2006.

 

Eu aplicava coaching a um executivo de uma empresa do interior quando ele me contou sobre sua trajetória no setor público antes de ir para a…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 30 maio 2016 às 12:14 — Sem comentários

Se cada um fizer a sua parte, os problemas se resolvem mais depressa

Uma floresta, onde viviam animais de espécies variadas, certo dia se incendiou, e seus habitantes ficaram desesperados, sem saber o que fazer.

O leão urrava, o macaco corria de um lado para o outro, o coelho, com sua agilidade, sumiu no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir qual seria o destino de todos. Enquanto a reunião se realizava, os animais observaram que um passarinho voava até um regato, pegava água em seu biquinho, molhava as asas e ia até o local onde…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 27 maio 2016 às 11:01 — Sem comentários

Sua carreira não existe sem negócios

Um antigo cliente me pediu para que conversasse com um amigo dele que havia perdido o emprego em uma empresa fornecedora da Petrobrás. Engenheiro e executivo, esse amigo havia trabalhado por 25 anos na área de projetos e nunca vira um momento como o atual. Dizia-se surpreso com a crise, pois, na visão dele, petróleo é um produto que não tem problemas de demanda e, portanto, é um porto seguro.

 

O que me espantou no diálogo foi que, apesar de trabalhar há tanto tempo na área,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 25 maio 2016 às 17:22 — Sem comentários

Pare de reclamar dos vendedores

Eu conversava com o gerente de contas de uma empresa de tecnologia de Minas Gerais, e ele me dizia como era difícil receber críticas dos gestores da empresa. Como ele ficava a maior parte do tempo fora da companhia, e fazia relacionamentos com os clientes, os demais funcionários reclamavam que ele não trabalhava.

Diziam que todos ficavam trabalhando até tarde e que…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 25 maio 2016 às 16:28 — Sem comentários

Descubra a verdadeira natureza das pessoas

Uma vez, andando pela floresta, um homem encontrou um filhote de águia. Levou-o para casa e o colocou no galinheiro. Algum tempo depois, um naturalista tentou convencer o fazendeiro de que a ave tinha coração de águia e que certamente deveria voar. E o fazendeiro retrucou:

— Depois que lhe dei comida de galinha e a eduquei para ser uma galinha, ela nunca aprendeu a voar. Se se comporta como uma galinha, é porque não é mais uma águia.

Depois de muito discutirem, o naturalista…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 25 maio 2016 às 10:47 — Sem comentários

Na hora da crise, abra passagem aos melhores

Eu conversava com um executivo de tecnologia da informação, e ele me dizia sobre o grave problema que sua empresa enfrentava. O presidente era um dos sócios da companhia, mas não o mais bem preparado para a função. Apenas o mais eloquente. Agora, que a crise atingiu a empresa, ele não sabe o que fazer. Enquanto isso, o diretor de operações, que também é sócio, mas muito mais bem preparado, é podado nas reuniões pelo próprio presidente, que sente que deve demostrar ter maior conhecimento que…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 24 maio 2016 às 18:09 — Sem comentários

Nosso rosto reflete nossas intenções

Certa vez, um rei e um grupo de cavaleiros viajavam pelo reino, a cavalo, em busca de caça. Depois de algum tempo cavalgando, eles chegaram às margens de um rio que havia transbordado devido a uma forte tempestade. Uma velha ponte de madeira tombara com a violência das águas revoltas e fora arrastada rio abaixo. Com isso, cada cavaleiro se viu forçado a atravessar o rio a cavalo, lutando contra a forte correnteza. Com espírito de bravura, cada um sentia o perigo e a possibilidade real de…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 24 maio 2016 às 14:00 — Sem comentários

O que você quer?

Eu coletava os dados, no início de um processo de coaching, para saber qual padrão de vida meu cliente queria ter. Perguntei sobre a casa que desejava: Onde ficava? Quanto custava? E, depois de detalhar a casa dos sonhos, perguntei sobre o carro que queria ter. Ele ficou pensativo e disse que tinha vergonha de falar que desejava um BMW M3. Não entendi o motivo de seu constrangimento. Mas sua família e amigos lhe diziam que era perigoso ter esse carro aqui e que, com a violência e tantas…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 23 maio 2016 às 17:05 — Sem comentários

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço