agosto 2015 Posts no Blog (8)

A difícil tarefa de selecionar amigos

Não é uma tarefa simples escolher amigos e relacionamentos. Ainda mais em uma cultura na qual o carisma conta mais do que a integridade do indivíduo. Entretanto, sem essa escolha nossas vidas podem ir a lugar nenhum e gerar muita frustração, tristeza e perda de energia.

A causa disso é que aceitarmos qualquer tipo de relacionamento ou amizade pode minar nossas chances de sucesso.…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 30 agosto 2015 às 16:18 — Sem comentários

Coisas que roubam nossa energia

Conta a lenda que um homem caminhava pela estrada levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas, carregava um saco de terra. No caminho, encontrou uma pessoa que lhe perguntou:

— Você parece tão cansado! Por que está carregando essa pedra pesada na mão?

— Estranho — respondeu o viajante —, mas eu nunca tinha reparado que a estava carregando.

Então, jogou fora a pedra e se sentiu muito melhor. Em seguida, passou outra pessoa e lhe perguntou:

—…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 27 agosto 2015 às 10:00 — Sem comentários

O respeito às pessoas na empresa

Quando vejo empresas mencionarem objetivos numericamente grandiosos, observo o quanto são pouco inspiradores para seus funcionários. Claro que, na frente dos chefes, todos demonstram energia para atingir as metas. Entretanto, isso pode significar somente resignação e cinismo.

Há uma falta de sensibilidade dos principais líderes em ser guardiões inspiradores de um propósito mais elevado para suas empresas. Não que elas não precisem…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 23 agosto 2015 às 19:11 — Sem comentários

A inveja só traz infelicidade

Um quebrador de pedras estava muito insatisfeito consigo mesmo e com sua posição na vida. Um dia, passando em frente à casa de um rico comerciante, pensou com inveja: “Como esse homem deve ser rico e poderoso...”. Para sua surpresa, tempos depois, ele mesmo se transformou num homem rico e poderoso, embora fosse invejado e detestado por todos aqueles menos poderosos e ricos do que ele.

Um dia, olhou para o sol e pensou: “Como o sol é poderoso! Gostaria de ser o sol!”. Então ele se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 agosto 2015 às 10:00 — Sem comentários

Em mares turbulentos precisamos de experiência e conhecimento

Países latino-americanos se consideram diferentes do resto do mundo. Na Venezuela, por exemplo, vemos ideias coletivistas, que nunca funcionaram em nenhum lugar, levando o país à ruína e, provavelmente, convulsão social e revolução.



Mas por que estamos falando nisso? Nas companhias latinas, em geral, e brasileiras, em particular, o mesmo ocorre. Há uma visão de que aqui as coisas são distintas e, portanto, a administração das…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 16 agosto 2015 às 15:11 — Sem comentários

As pessoas têm valores diferentes dos seus

Um dia um homem muito rico levou o filho pequeno para o interior com o firme propósito de mostrar a ele o quanto as pessoas podem ser pobres. O pai queria que o filho aprendesse a valorizar os bens materiais que possuía, seu status e prestígio social. Desde cedo pretendia transmitir esses valores a seu herdeiro.

Pai e filho passaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa de um trabalhador da fazenda de seu primo. Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

—…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 13 agosto 2015 às 10:00 — Sem comentários

A difícil arte de liderar e tomar conta de tudo

Eu estava no fórum Leader Thinking na última semana de julho, no qual o entrevistado era o presidente da Mondeléz North America, Roberto Marques. Ao compartilhar sua experiência, ele disse que o líder deve ser capaz de lidar com o “e”. Ele se referia ao fato de que o gestor tem de alcançar o resultado e liderar pessoas e seguir a governança e ser ético e outros inúmeros “es”.



Essa foi uma maneira sucinta, simples e direta de…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 8 agosto 2015 às 14:45 — Sem comentários

Sinta orgulho de seu trabalho

O trabalho que cada pessoa executa é uma das fontes de motivação da empresa. Por isso, por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:

— Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país...

Ao que Lincoln respondeu:

— Que bom o senhor ter se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 agosto 2015 às 10:00 — Sem comentários

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço