outubro 2015 Posts no Blog (7)

As soluções para os problemas estão ao nosso alcance

Quando nos defrontamos com um problema, temos dois caminhos a seguir: resolver a questão ou desistir. A história do corvo que estava morrendo de sede é um bom exemplo disso.

Um corvo estava morrendo de sede quando avistou de repente um jarro de água. Aliviado e muito alegre, voou rapidamente para o jarro. Mas o nível da água estava tão baixo que, por mais que o corvo se curvasse, não havia meio de alcançá-la. O corvo tentou, então, virar o jarro, na esperança de pelo menos beber um…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 29 outubro 2015 às 10:00 — Sem comentários

Está esperando o quê? A crise passar?

Provavelmente, a pior atitude que alguém em dificuldades econômicas pode ter é esperar a crise passar para tomar decisões em sua carreira e finanças. O tempo passa, a crise se prolonga, as reservas financeiras terminam e o desespero se instala.



O problema está em a pessoa focar exclusivamente na crise, e não no que precisa ser mudado em sua mentalidade e em seu…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 22 outubro 2015 às 15:49 — Sem comentários

Como um programa de Qualidade Total muda o comportamento das pessoas

Certa vez um funcionário escreveu a seguinte carta para o diretor da empresa:

“Sr. Paulo, tenho acompanhado com interesse a implantação do novo sistema da qualidade, porém noto que ninguém faz nada para pôr em prática o que se fala nas reuniões. Aqui dentro existem pessoas (inclusive eu) que por ciúme bobo, ou mesmo por incapacidade, não podem ver ninguém tentando implantar algo novo que logo torcem para que dê errado e vibram quando isso acontece. Nesse período, tenho observado…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 outubro 2015 às 10:00 — Sem comentários

Aldeões chineses

Certa vez, os campos de uma aldeia chinesa estavam sendo atacados por milhares de gafanhotos. Ao depararem com a perda de suas colheitas, os aldeões recorreram ao livro vermelho de Mao, em busca de orientação. Porém, nada do que o líder escrevera parecia servir, até encontrarem um pequeno conselho de grande profundidade, que dizia: “Na falta de uma diretriz, as pessoas devem projetar suas próprias soluções!”.

Inspirados no conselho de Mao, os aldeões foram aos campos matar os…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 15 outubro 2015 às 10:00 — Sem comentários

Como você é ouvido?

Quando o gerente não vê as pessoas como elas são, mas como ele é, o mundo ao seu redor torna-se incompreensível. Afinal, se ele estivesse no lugar de seu funcionário, agiria diferente diante dos mesmos problemas. 

Ver o mundo exclusivamente sob sua ótica, não o ajuda a compreendê-lo. Pelo contrário, torna incompreensível o comportamento das demais pessoas. E não entender as pessoas é razão para muito…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 outubro 2015 às 17:35 — Sem comentários

Uma forma de pensar diferente

Recentemente, li um texto muito interessante que mostra o quanto podemos ser criativos e pensar de forma diferente. Uma pessoa com muita criatividade imaginou como seria viver de trás para a frente e escreveu:

Se a gente vivesse a vida de trás para a frente, é assim que a vida seria: a gente devia primeiro morrer, assim logo ficaria livre disso. Em seguida, viriam vinte anos num asilo. Ao atingir a maturidade, a gente seria desligado do asilo, ganharia um relógio de ouro e iria…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 8 outubro 2015 às 10:00 — Sem comentários

Eleve o pensamento

Veja como um pensamento mesquinho prejudicou a carreira de um gerente em uma empresa.

Quatro gerentes, todos do mesmo nível, se mudaram para um novo prédio da empresa. Três das novas salas tinham o mesmo tamanho e decoração. A quarta sala era menor e com decoração mais simples. O gerente a quem esta sala foi destinada se sentiu atingido, ferido em seu amor-próprio. Pensamentos negativos e ressentimentos começaram a fazê-lo sentir-se desajustado. Como resultado, passou a hostilizar os…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 1 outubro 2015 às 10:00 — Sem comentários

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço