julho 2016 Posts no Blog (11)

A disciplina para buscar emprego

Eu conversava com um executivo, desempregado havia dez meses, que me dizia da vontade de mandar todas as orientações a respeito de como procurar emprego para “aquele” lugar. Estava esgotado, estressado e com muito medo ao ver suas reservas financeiras exauridas.

E ele tinha razão. Afinal, fazer tudo que nos dizem que é o certo e não ter resultado é estafante. Entretanto, muitas vezes, a raiz dessa situação está em evitarmos ser brutalmente honestos conosco mesmos. Portanto, a única…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 25 julho 2016 às 17:59 — Sem comentários

Encontre algo para elogiar

Numa cidade vivia um homem que todos diziam ser o protótipo da maldade. Ele morava sozinho, não tinha amigos, não permitia que ninguém passasse em sua calçada, detestava animais, quando a bola dos garotos caía em seu quintal ele a furava, e por isso todo mundo dizia que quando ele morresse não haveria quatro pessoas para carregar seu caixão.

Na mesma cidade, vivia outro cidadão que tinha uma peculiaridade: gostava de acompanhar todos os enterros que ali ocorriam e no cemitério fazia…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 julho 2016 às 15:48 — Sem comentários

Feedbacks falsos causam danos à sua carreira

O filme Florence, Quem É Essa Mulher, estrelado por Meryl Streep – que está brilhante, como sempre –, me fez pensar em vários temas que nos afligem no mundo corporativo. Um deles é o feedback falso que damos a alguém para não ferir seus sentimentos.

Na ânsia de ficar de bem com a pessoa, preferimos esconder a realidade sobre seu desempenho, e isso é motivo de muito estresse e falsas expectativas, que, no futuro, podem gerar decepção, frustração e, nos casos mais graves,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 19 julho 2016 às 17:52 — Sem comentários

Proíba a proibição

Eu observo que nas empresas muitas pessoas deixam de agir por se sentir incapazes de tomar decisões em determinadas situações que exigem ação. É comum pensarem “Mas eu posso fazer isso?” É como se elas fossem educadas e treinadas a fazer só aquilo que alguém disse que elas são capazes de fazer.

Outro dia, li uma notícia a respeito de dois meninos que estavam patinando sobre um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo se…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 18 julho 2016 às 11:25 — Sem comentários

Você precisa de um Brexit em sua carreira?

A saída do Reino Unido da União Europeia não me causou surpresa. Apesar dos motivos que pesquisas demonstraram ser de caráter subjetivo, havia muitas questões que estavam, e estão, mal explicadas nessa União. Afinal, por que a existência de 10 mil burocratas na UE com ganhos acima do primeiro-ministro do Reino Unido?

Sem falar no fato de que um parlamentar da União Europeia não pode apresentar uma proposta de lei, mas apenas votá-la. As propostas são feitas por conselhos cujos…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 14 julho 2016 às 12:34 — Sem comentários

Às vezes precisamos de um empurrãozinho

Você sabe como um filhote de águia aprende a voar? A águia faz o ninho bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e em volta o ar para sustentar as asas dos filhotes. A águia-mãe empurra os filhotes para a beira do ninho. Nesse momento seu coração se acelera com emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo em que empurra sente a resistência dos filhotes em não querer ir em direção ao precipício. Para eles, a emoção de voar começa com o medo de cair. Faz parte da natureza da…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 12 julho 2016 às 12:01 — Sem comentários

Você terá uma segunda chance, confie!

Tenho ouvido muitas histórias de pessoas que, em questão de meses, estão falidas devido à crise. Estão com dívidas, perda crescente de patrimônio e sentem muito medo, frustração e vergonha com a própria situação. Muitas dessas questões ocorrem por não conhecerem os ciclos da vida e como se preparar para eles.

Portanto, ter consciência das fases a que todos nós estamos sujeitos é fundamental para atravessar esses difíceis momentos com maiores chances de aprimoramento e sucesso. A vida…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 11 julho 2016 às 12:51 — Sem comentários

Não desista diante das dificuldades

Você deve conhecer o bambu chinês. Esta planta tem uma característica interessante. Depois de plantada a semente, por quatro anos praticamente nada se vê de seu desenvolvimento, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante quatro anos, o crescimento da planta se dá subterraneamente, numa maciça e fibrosa raiz, que se estende horizontalmente pela terra. Mas então, no quinto ano, o bambu chinês começa a crescer, até atingir 24 metros.

Muitas coisas na vida…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 8 julho 2016 às 11:25 — Sem comentários

Conhecer a história evita erros gerenciais no presente

Estive na Câmara Americana de Comércio no evento com Dave Ulrich, especialista em gestão de pessoas e, em dado momento, ele questionou a quantidade de energia que as pessoas gastam com o governo no Brasil. Segundo ele, as pessoas deveriam perder menos tempo com isso. 

Entretanto, me parece que ele ignora que a crise que vivemos é fruto de escolhas políticas infelizes. Além disso, a carreira de cada indivíduo se desenvolve dentro de uma empresa, que está em um mercado, que é…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 6 julho 2016 às 11:07 — Sem comentários

Para realizar mudanças, é preciso acreditar e agir

Certa vez um homem recebeu ajuda de um barqueiro para atravessar um rio. Ao entrar no barco, o homem notou que em um dos remos estava escrito a palavra AGIR e em outro a palavra ACREDITAR. Curioso, o homem perguntou ao barqueiro a razão daqueles nomes. O barqueiro pegou o remo no qual estava escrito “acreditar” e remou com toda a força. O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito a palavra “agir” e remou com todo o vigor.…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 5 julho 2016 às 11:15 — Sem comentários

Seu sucesso depende do que você ignora

Eu conversava com uma executiva de RH, desempregada havia um ano, que se queixava de que suas esperanças de conseguir um emprego estavam cada vez menores. Queria saber minha opinião sobre por que ela estava desempregada. Tinha MBA e um currículo exemplar, falava inglês, mas não conseguia recolocar-se.

A situação lhe causava enorme estresse, tristeza e perda de expectativa quanto a seu futuro. É um problema que aflige 11 milhões de pessoas, em números oficiais. Eu, particularmente,…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 4 julho 2016 às 11:20 — Sem comentários

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço