junho 2016 Posts no Blog (22)

Não transfira problemas para os outros

Um grupo de pessoas caminhava, cada uma carregando uma grande cruz nas costas, rumo a um lugar onde esperavam encontrar alegria e felicidade. Depois de algum tempo de caminhada, todos começaram a sentir o peso da cruz. No meio desse grupo, havia uma pessoa que se julgava mais esperta que todas as outras. Ela percebeu que não havia ninguém liderando o grupo e que as pessoas a seu lado não estavam observando seus atos. Então, resolveu cortar um pedaço de sua cruz, para que a carga ficasse mais…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 30 junho 2016 às 15:04 — Sem comentários

Quando alguém pede pontualidade a você, não é chatice, é profissionalismo

Eu conversava com um executivo de uma empresa de alimentos, e ele se queixava de que era malvisto por seus subordinados porque era duro nas cobranças quanto ao horário das tarefas. E era criticado mesmo quando o funcionário não cumpria o que estava combinado. O gerente era visto como alguém incompreensível com os problemas que ocorreram e que impediram o cumprimento do prazo.

Isso era motivo de muita frustração, perda de energia e estresse, para ele e seus subordinados. Entre as…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 29 junho 2016 às 12:34 — Sem comentários

Todo obstáculo contém uma oportunidade

As empresas estão em permanente processo de mudança. A cada dia somos colocados diante de obstáculos e barreiras que devem ser removidos. Nesses casos, nossa atitude tem de ser positiva, para que possamos superá-los e crescer profissionalmente.

Há uma história que diz que certa vez um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém iria tirar a imensa rocha do caminho. Mercadores e homens muito ricos do reino passaram…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 28 junho 2016 às 12:40 — Sem comentários

Seu sucesso depende de você acompanhar os mercados

Um parlamentar se queixava de que Michel Temer, ao assumir como presidente em exercício, estava dando uma atenção exagerada aos mercados. Ainda bem! Não apenas o governo, mas também você, para ser bem-sucedido em sua carreira, precisa dar toda a atenção possível a ele.

Quando o profissional ignora o que acontece no mercado, acaba por ser surpreendido pela demissão. É nesse momento que perde o chão, sente-se frustrado e teme o futuro. A solução está em olhar para três mercados…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 27 junho 2016 às 11:15 — Sem comentários

Sem iniciativa os problemas não se resolvem

Devido a meu trabalho como consultor, freqüentemente estou nas empresas conversando com funcionários. Percebo que as pessoas reclamam muito dos defeitos da empresa, mas não vejo nenhuma iniciativa delas para mudar a situação. Só sabem criticar.

Certa vez, fazia muito calor na sala de aula de uma faculdade. O professor, no entanto, não tomava nenhuma iniciativa para ligar o ar-condicionado. Os alunos começaram a reclamar do calor. De repente, uma aluna disse em voz alta muito…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 24 junho 2016 às 15:56 — Sem comentários

Sua carreira é um emprego

Em uma apresentação sobre como fazer networking, Márcia Arcoverde, headhunter, disse que “a carreira é um emprego”. E ela tem toda a razão. Imagine que você está empregado em uma empresa e que, para fazer seu trabalho, tem de visitar certo número de clientes, qualificá-los, apresentar bem seu produto, fazer uma proposta e vender.

O que acontecerá, se você faltar ou for negligente em uma dessas etapas? Bem, o resultado é que a venda exigirá um enorme gasto de energia, demorará…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 23 junho 2016 às 12:08 — Sem comentários

Quando a responsabilidade é dividida, ninguém responde por nada

Era uma vez quatro pessoas que se chamavam TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUÉM é que iria executá-lo.

QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM ficou aborrecido com isso, porque entendia que a execução do trabalho era responsabilidade de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia executá-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO não o faria.

TODO MUNDO culpou ALGUÉM, quando…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 22 junho 2016 às 12:00 — Sem comentários

Por que os mentirosos prosperam nas empresas?

Eu conversava com um amigo da área de tecnologia da informação, que me dizia não compreender como uma grande fabricante de computadores estava com um enorme prejuízo deixado por um executivo de vendas que acabara de ser demitido.

O presidente da empresa fora informado pela auditoria da descoberta de uma série de não conformidades de responsabilidade do executivo. O prejuízo acarretou uma restruturação da área, e aqueles que ficaram teriam de recuperar os números da empresa. Isso…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 21 junho 2016 às 12:00 — Sem comentários

Inventar é uma coisa, realizar é outra

Uns ratos que viviam com medo de um gato resolveram fazer um dia uma reunião para encontrar um jeito de acabar de vez com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. Por fim, um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato estivesse se aproximando, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas, o problema estava resolvido. Ouvindo aquilo, um rato velho, que tinha ficado o tempo…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 20 junho 2016 às 11:29 — Sem comentários

Na empresa, respeite os introvertidos tanto quanto os extrovertidos

Outro dia um executivo me disse que sentia muita dificuldade de concentração em sua empresa. Ele trabalhava em uma baia ao lado de uma pessoa que falava muito alto. Apesar de já ter reclamado algumas vezes, nunca foi atendido. Ele havia se conformado com isso, embora fosse uma situação de muito estresse, irritação e perda de energia.

A causa disso é que muitos líderes desconhecem a natureza de seus funcionários e os tratam do mesmo modo, sem levar em conta suas diferenças. Por essa…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 17 junho 2016 às 11:52 — Sem comentários

Se quer mudar seu setor, sua empresa, seu mundo, comece mudando seu pensamento

Era uma vez um menino chamado Ernesto que adorava contemplar um imenso rosto de pedra na encosta de uma montanha. A face tinha uma expressão de grande força, bondade e honradez que fazia vibrar o coração do garoto. Havia uma lenda que dizia que, no futuro, surgiria naquela região um homem com um rosto muito parecido com aquele rosto de pedra.

Durante toda a infância e mesmo depois de adulto, Ernesto nunca deixou de fitar aquela figura sem pensar no surgimento do homem que seria…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 16 junho 2016 às 11:41 — Sem comentários

Pare de reclamar dos vendedores

Eu conversava com o gerente de contas de uma empresa de tecnologia de Minas Gerais, e ele me dizia como era difícil receber críticas dos gestores da empresa. Como ele ficava a maior parte do tempo fora da companhia, e fazia relacionamentos com os clientes, os demais funcionários reclamavam que ele não trabalhava.

Diziam que todos ficavam trabalhando até tarde e que ninguém sabia onde estava o gerente de contas. Mal percebiam que o fato de eles trabalharem até tarde era resultado do…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 15 junho 2016 às 14:12 — Sem comentários

Sobre a inveja e a traição

Um dia, um avarento e um invejoso procuraram o deus Júpiter para pedir-lhe que realizasse seus desejos. Júpiter, querendo dar uma lição nos dois, aquiesceu, com a condição de que o que um pedisse seria dado ao outro em dobro.

O avarento, que desejava uma sala cheia de ouro, ao obtê-la ficou amargurado de ver que seu companheiro havia ganho o ouro redobrado. O invejoso, ao ver o que tinha acontecido, desejou então que um de seus olhos fosse varado, para que o outro ficasse cego dos…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 14 junho 2016 às 15:28 — Sem comentários

O que escutam os líderes que construirão o futuro?

Um executivo de banco no interior de São Paulo comentava sua preocupação com as dificuldades financeiras de seus clientes. Um deles, um senhor de mais de 75 anos, havia falido. Sua empresa era uma fundição e, após 30 anos de existência, fechou as portas.

 

Imagino o longo tempo que deverá passar para outro empreendedor sentir-se seguro a abrir ou ampliar uma empresa do porte e da complexidade de uma fundição.

 

Não são apenas os mercados onde companhias fecharam…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 13 junho 2016 às 11:30 — Sem comentários

Use com inteligência o pouco conhecimento que tem

Toda semana, um velho fazendeiro tomava um trem para ir à cidade depositar em um banco o produto da colheita. Ele procedia assim havia muitos anos e no final da tarde retornava no mesmo trem. Na viagem de volta, também era rotineira a presença de um professor universitário, que aproveitava a viagem para ler algum livro, corrigir alguma prova ou preparar algum teste para aplicar em aula. Com isso ele se distraía e não sentia o tempo passar.

Numa dessas viagens, o professor esqueceu sua…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 10 junho 2016 às 11:10 — Sem comentários

Quem quer formar líderes?

Uma executiva comentava comigo que gostaria de continuar a crescer em sua carreira, mas não queria ser promovida a CEO da empresa. A pressão em seu cargo de vice-presidente já era muito grande. Em geral, trabalhava 13 horas, ou mais, por dia. E as críticas eram insanas. E, quando olhava para cima, via que o CEO estava em situação pior que a dela. Quem deseja ser promovido ao vislumbrar um futuro desses? No País e nas empresas, há uma carência de bons líderes.

 

Temos uma…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 9 junho 2016 às 11:58 — Sem comentários

Dê sentido ao trabalho das pessoas

Três pedreiros preparavam tijolos em uma construção. Um homem que passava aproximou-se do primeiro e perguntou:

— O que está fazendo, meu amigo?

— Tijolos... — respondeu secamente.

Dirigindo-se ao segundo pedreiro, o homem perguntou-lhe a mesma coisa.

— Trabalhando pelo meu salário... — foi a resposta.

Para o terceiro pedreiro, o passante fez ainda a mesma pergunta:

— O que está fazendo, meu amigo?

Fitando o estranho com alegria, o operário,…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 8 junho 2016 às 11:39 — Sem comentários

Um gerente inepto sempre levará ao desastre

Não são surpresa os dias de declínio econômico e político em que vivemos. Afinal, sempre que colocamos um gestor inepto para conduzir um país, devemos nos preparar para o desastre e nos proteger.

 

Nas empresas, ocorre o mesmo. Certa vez, observei, em uma indústria de alimentos, um profissional de muito talento político alcançar a diretoria de marketing. Com muito dinheiro no caixa, mas nenhuma competência para o cargo, suas ações minaram paulatinamente a estratégia da empresa…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 7 junho 2016 às 14:06 — Sem comentários

Às vezes as empresas tomam medidas impensadas para reduzir custos

Era uma vez um rei que recebeu um falcão maravilhoso de presente. Fascinado com o presente, levava-o para toda parte e o ostentava com galhardia. O falcão era servido por dez criados e reverenciado por toda a corte, mas, apesar das excessivas mordomias, a ave decidiu renunciar a tudo em favor da liberdade e um dia alçou vôo para bem longe.

Sofregamente, conquistou o espaço, mas logo se sentiu exausto. Sobrevoando uma pequena cidade, procurou um canto para descansar. Desceu no quintal…

Continuar

Adicionado por Alexandre Rangel em 6 junho 2016 às 11:02 — Sem comentários

O índice que derrubou Lula pode derrubar você também, diretor

Em 2009, no auge da crise econômica, o diretor de RH de uma empresa de serviços se viu em sérios apuros. Com o discurso de que precisavam economizar, decidiram fazer a reunião prévia de gerentes para o planejamento estratégico no restaurante da empresa. Entretanto, pouco mais de um mês depois, a reunião dos diretores foi definida em um resort no litoral baiano. A revolta foi geral.

 

A tecnologia e as novas gerações impuseram mudanças culturais que podem ser sentidas em nosso…

Continuar

Adicionado por Silvio Celestino em 3 junho 2016 às 12:06 — Sem comentários

© 2024   Criado por Silvio Celestino.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço